TEXTOS PARA O BLOG DA AQC-ESP

27/10/2014

Exposição “Brincando” em Santa Cruz do Rio Pardo com a Participação da AQC-ESP

 A AQC-ESP está da exposição “Brincando” em homenagem ao mês das crianças na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo. Participam com diversos trabalhos coloridos: Moacir Torres, Fernando dos Santos, Bira Dantas, Eder Santos, Xalberto e Luigi Rocco.

A exposição estará à disposição do público no Museu Ensino Ernesto Bertoldi, entre os dias 08/10 a 07/11, das 8h às 17,30h, segunda à sexta, na Rua Doutor Francisco de Abreu Sodre, 140. 

 Depois dessa data ela ficará em exposição na Biblioteca Municipal Abílio Fontes, rua Coronel Emygdio Piedade, nº 238, Centro, do dia 11/11 a 12/12, das 8h as 17,30h, de segundas às sextas-feiras. 

Entrada gratuita! 







08/10/2014

Os X-Men de Gedeone Malagola


(por Worney Almeida de Souza)
Em 1968, o mestre Gedeone Malagola criou uma série de aventuras com os personagens da Marvel Comics; X-Men em sua primeira formação original. Os desenhos eram de Walter Silva Gomes, um desenhista que não deixou outros trabalhos publicados. Foram dez aventuras, com um total de 81 páginas em preto e branco e mais quatro capas coloridas publicadas no “Super-Almanaque os X-Men em Ação!” (um almanaque reprise que reunia várias edições encalhadas com uma nova capa), “Edições GEP” 14, “Surfista Prateado” 01 (que não é assinada por Walter Gomes, mas tem seu estilo e pode ser creditada e é cópia da capa do segundo número da revista americana “Silver Surfer”, desenho original de John Buscema) e Edições GEP 18 (Walter Gomes se baseou em cenas internas para criar a capa, que não tem paralelo nas edições americanas das revistas “Silver Surfer” e “Captain Mar-Vell”). Um trabalho de fôlego que é analisado por Roberto Guedes no artigo inédito em língua portuguesa (publicado originalmente na revista americana, editada por Roy Thomas, “Alter Ego” 3ª série nº 120, em setembro de 2013).
            
As HQs de Gedeone Malagola e Walter Gomes com o passar dos anos se tornaram lendárias. A coleção “Edições GEP” publicou em suas primeiras edições as aventuras dos X-Men com produção americana e depois títulos diferentes (Capitão Marvel, Surfista Prateado, álbum Divertido de Curiosidades, No Mundo dos Gigantes de Paulo Hamasaki e Diário de Guerra de Rodolfo Zalla e Juarez Odilon) o que desmotivou os colecionadores usuais de material da Marvel, que completaram suas coleções das editoras Ebal, Abril e RGE, mas pouco ligaram para as revistas em preto e branco e em papel jornal da editora GEP. Assim os poucos exemplares da coleção “Edições GEP” (que teve um total de 23 números), que ainda existem, estão na mão de poucos colecionadores e pouco acessíveis. Reunir todas HQs do X-Men não foi uma tarefa fácil. Essa edição de “Arquivos de Gedeone Malagola” é um resgate necessário e histórico, prestando mais uma homenagem ao mestre Gedeone Malagola, um produtivo e inventivo roteirista e desenhista de quadrinhos, que teimou até o final da vida em criar arte nacional quadrinizada.        
     
Serviço: “Arquivos de Gedeone Malagola” (tamanho: 16,5 x 26 cm, capa colorida, miolo em p&b, 96 pgs. lombada canoa, R$ 56,00 incluindo as despesas postais).
Pedidos para: produtoraculturalwaz@yahoo.com.br)  Essa edição é uma ação entre amigos com tiragem limitada e sem interesse econômico, só pretende custear as despesas gráficas e de correio e não pretende usurpar os direitos autorais da Marvel Comics e muito menos dos autores. É uma pesquisa e um resgate de um momento importante do mercado de histórias em quadrinhos no Brasil e da produção de um dos mestres do quadrinho nacional.

29/09/2014

Livro “O Quintal” de Osmar Willans e Moacir Torres


Saiu o livro “O Quintal” escrito pelo professor Osmar Willans dos Santos e ilustrado pelo mestre Moacir Torres.  Com 36 páginas, tamanho: 15 x 21 cm, o livro tem capa quatro cores, miolo em preto e branco e custa R$ 10,00 (incluindo o despacho postal). Osmar Willans é professor, biólogo e preocupado com a conservação do meio ambiente.
            
“O Quintal” conta uma história que parece autobiográfica de um garoto que mora na cidade de Cachucha e que, juntamente com seus amigos da escola, resolve cuidar do quintal da professora Célia, adubando e preservando as árvores frutíferas do local.
            
O livro visa a conscientização ambiental e o convívio com na natureza. Moacir Torres ilustra a capa e as páginas ímpares do livro com seu estilo consagrado pelo público infantil.
            
Para adquirir o livro “O Quintal” escreva para o professor Osmar:osmarwillansdossantoa@gmail.com e boa leitura!

As Páginas do Fanzine “O Sótão” 05 estão abertas!

(por Worney Almeida de Souza) 
                   
 Finalmente o “O Sótão” 04 saiu e já estão abertas as páginas para os interessados para o quinto número do fanzine.  O autor deve mandar sua arte em formato retangular, na proporção: 14,5 x 10,5 cm. Vale cartum, charge, quadrinhos, tiras, ilustração, caricatura, texto, grafismo e grafite. O autor receberá 20 exemplares. E a edição será reproduzida no blog da AQC. O autor será identificado pelo nome completo e pelo endereço eletrônico ou endereço de blog ou página na internet.

A ideia é divulgar a AQC-ESP, a arte de cada autor e criar uma pequena, mas eficiente publicação de experimentalismo e de desafio dos artistas interessados.
             
O “O Sótão” 06 será especial com os trabalhos do grande mestreRodolfo Zalla.

Envie seu trabalho para: produtoraculturalwaz@yahoo.com.br

Participe!

(publicado em 01/09/14) 
                            

28/08/2014


Billy The Kid em Nova Edição

(por Worney Almeida de Souza )
Saiu a edição 21 da revista “Billy the Kid & Outras Histórias” (tamanho: 14,5 x 21 cm, capa colorida, 40 pgs., lombada canoa, agosto de 2014) editada por Arthur Filho. Aficionado pelo faroeste Arthur mantém a publicação com grande qualidade e persistência.
           
Nessa nova edição, a BTK traz uma longa HQ do personagem Big Ranger-Jim Morgan, com roteiros e desenhos do competente quadrinhista Ailton Elias. Um trabalho de fôlego com uma aventura de 28 páginas intitulada “Os Máscaras Negras”.
            
Arthur Filho deixa também sua marca na HQ “Encontros” estrelada pelo fora da lei Billy The Kid. A revista tem ainda o Correio do Billy com comentários dos leitores e uma boa crônica sobre o bang bang.  A capa é uma atração à parte com a arte de Elthz e a contra-capa é um painel de ilustrações do editor.
            
Para adquirir a BTK escreva para o Arthur Filho: Rua Espírito Santo, 232, apto 02 Porto Alegre RS) CEP 90010-370 ou arthur.goju@bol.com.br e entre no mundo das desertas pradarias do velho oeste!      




                                   O Sótão 04 está com suas páginas disponíveis!


            Com a publicação dos “O Sótão” 02 e 03 estamos preparando a quarta edição do fanzine. O autor deve mandar sua arte em formato retangular, na proporção: 14,5 x 10,5 cm. Vale cartum, charge, quadrinhos, tiras, ilustração, caricatura, texto, grafismo e grafite. O autor receberá 20 exemplares. E a edição será reproduzida no blog da AQC. O autor será identificado pelo nome completo e pelo endereço eletrônico ou endereço de blog ou página na internet.
            A ideia é divulgar a AQC-ESP, a arte de cada autor e criar uma pequena, mas eficiente publicação de experimentalismo e de desafio dos artistas interessados.
            “O Sótão” 04 já conta com trabalhos de Kleverson Mariano e Maria Rita.
Envie seu trabalho para: produtoraculturalwaz@yahoo.com.br
             
Participe!
           

                                                           Worney Almeida de Souza



04/11/2013      


                                                    Picles 03, Especial Mulheres


            Está chegando a vez da revista “Picles, Especial Mulheres”! O time de autoras está completo. Reunimos 45 trabalhos de 26 autoras de todo o Brasil, do Japão e de Portugal. Sob o tema: “a condição da mulher na sociedade atual” nossas artistas desenvolveram um quadro real, corajoso, imaginativo e perspicaz de como a mulher está situada no mundo contemporâneo e todos os seus desafios.
            A seleção tem artistas de diversas áreas, experiências e motivações diferentes costurando uma publicação que vai surpreender os fãs da arte sequenciada e da arte criativa.
            Reunimos as seguintes autoras: Natalia Forcat, Rose Araújo, Cristina Carnelós, Rosali Colares, Fabiana Menassi, Janaina Freitas Silva de Araújo, Mariana Petróvana Ferreira da Silva, Alessandra Gomes de Melo, Fernanda Leticia Ocanto Silveira, Heidy Keller, Thina Curtis, Mariana Waechter, Bia Kassar, Kellen Carvalho, Anita Costa Prado, Diana Helene, Vânia Machado, Regi Munhoz, Cynthia Bonacossa, Teresa Camarapest, Carolina Mancini, Samie Carvalho, Maira Benedito, Camila Cysneiros, Flávia Tonelli e Aline Cruz.
            Agora começamos a produção gráfica com a quadrinhista e designer Kellen Carvalho e a edição da poestisa e roteirista Anita Costa Prado.
            O resultado final, com o lançamento da revista impressa, deve ocorrer nos próximos meses.  

            Aguarde!


                                                           Worney Almeida de Souza


30/09/2013

 Ronaldinho e Neymar Júnior, Apenas Uma Coincidência?


(por Worney Almeida de Souza)


O estúdio de Mauricio de Sousa produz dezenas de histórias em quadrinhos por mês. São muitos profissionais envolvidos entre roteiristas, desenhistas, arte-finalistas, editores e outros profissionais que criam uma dezena de revistas dos mais diversos personagens. As temáticas são as mais diversas e apesar do acompanhamento geral, inclusive do próprio Maurício, algumas escorregadas podem acontecer. A mais recente foi com uma HQ de Ronaldinho Gaúcho e outra de Neymar Júnior.

Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho, Neymar Júnior são personificações de jogadores de futebol para os quadrinhos. Ambientados durante suas infâncias, eles só pensam em jogador bola no campinho perto de suas casas. Todos são pré-adolescentes (um pouco mais velhos que a turma da Mônica), vão para a escola, tem uma turminha de amigos, família com irmãos, pais, namoradas e animais de estimação (baseadas nos parentes originais dos jogadores), uma turminha de “inimigos” prontos para impedir que os personagens centrais ganhem uma partida de futebol ou conquistem um objetivo. O curioso é que Maurício de Sousa já tinha proposto a criação de personagens inspirados em Maradona e em Ronaldo Fenômeno nos mesmos moldes, mas não houve acordo com os jogadores.

Atualmente a editora Panini publica revistas mensais de Ronaldinho (atualmente no n°81), Neymar Júnior (no n° 05) e três edições republicando as HQs e as tiras do Pelezinho.

Ronaldinho Gaúcho tem um elemento diferencial que coloca o personagem em viagens fantásticas entre aliens, personagens folclóricos e monstros dos mais variados. Também apresenta divertidas HQs com os dois cachorros bagunceiros da família: Bala e Bola. Mas, no mais, os três personagens têm argumentos e roteiros algo muito parecidos. Podesse interpretar que isso seria fatal, pois os personagens futebolísticos do estúdio MSP têm universos muito parecidos e a consequência pode ser argumentos coincidentes. Assim se sucedeu com a HQ “Só Mais Uma Fase!”, publicada na edição 80 da revista “Ronaldinho Gaúcho” (agosto de 2013) e a HQ “Deixa eu Fazer o Trabalho!”, publicada na edição 05  da revista “Neymar Júnior” (agosto de 2013). Nas duas histórias as irmãs dos personagens principais (Deisi de Ronaldinho e Rafa de Neymar Júnior) têm que usar o computador da casa para fazer um trabalho escolar, mas são atrapalhadas pelos irmãos que querem usar o equipamento para jogar games. O desenvolvimento e as conclusões dos roteiros são um pouco diferentes, mas o argumento central é o mesmo! O incrível é que as duas HQs foram publicadas no mesmo mês, são as HQs principais das revistas e são a capa das mesmas edições!

Uma escorregada e tanto no planejamento editorial e um caso curioso da indústria dos quadrinhos.




Saiu o n°19 da revista de faroeste “Billy the Kid” (48 pgs, tamanho: 14,5 x 20,5 cm, capa colorida, papel reciclado, R$ 7,00). Editada pelo incansável Arthur Filho por sua editora Opção 02.Nessa edição temos grandes nomes dos quadrinhos nacionais: Ailton Elias (em “Big Ranger, Jim Morgan em o Início”), Joás Dias de Lima (em “Plano Frustrado” e “O Último Tiro”), Francisco Vilachã e Arthur Filho (em “Atire Sempre Primeiro!”), capa de Elthz e Arthur Filho (em “Billy The Kid em Ronda da Morte” e “Billy The Kid em Quem não Procura, Também Acha”).

A revista também conta com dois textos sobre os personagens da família Bonelli: “Duelo em Tex: Preto e Branco x Cores” de Gervásio Santana de Freitas e “Zagor, o Espírito da Machadinha” de WAZ.

“Billy the Kid” n° 19 é uma edição enxuta, bem editada e com boas histórias sobre o western.

Para adquirir escreva para: arthur.goju@bol.com.br   





                        “100 Vezes AQC”, Um Panorama Abrangente da Arte Quadrinhizada.


Saiu o livro “100 Vezes AQC”, que reúne 100 histórias em quadrinhos de uma página cada de oito roteiristas e 100 desenhistas. Realizado pela Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) e pela editora Laços, a publicação apresenta um panorama abrangente da arte quadrinhizada.
Com temas, motivações, inspirações, influências e traços diferentes, “100 Vezes AQC” é uma seleção inédita que abarca autores consagrados, profissionais habilidosos e jovens promessas. Agregando doses certas de humor, aventura, ficção, terror, fantasia, drama, poesia, experimentalismo, imaginação e muito talento. 
            Os 108 artistas são os seguintes: Al Ferreira, Aldo Maes dos Anjos, Aleph, Amaro Braga, Anita Costa Prado, Antônio Cedraz, Antônio Eder, Arthur Filho, Aurélio Gomes, Batata, Bernardo Aurélio, Bira Dantas, Cadu Simões, Carlos Brandino, Cival Einstein, Cleuber Cristiano, Daniel Barraco, Daniel Linhares, Dario, Décio Ramírez, Denis Mello, Dennis Rodrigo Oliveira, Diamantino da Silva, Diogo Dornelles, Diogo Salles, Edenilson Fabricio da Silva, Eder Santos, Edgard Guimarães, Edmundo Rodrigues, Edu Mendes, Elton Carlos Ribeiro de Almeida, Elton Takumi Kawamorita, Ernani Rodrigues Cousandier, Everton Soares Cosme, Fabiana Menassi, Fábio Guimarães, Fábio Q, Fernando dos Santos, Fernando Gonsales, Floreal de Andrade, Francisco APS, Francisco Vilachã, Franco de Rosa, Gazy Andraus, Gilberto Maringoni, Gilmar, Gilton Ferreira, Henrique Magalhães, Ideraldo, James Becerra Becerra, Jean Okada, Jefferson Ferreira dos Santos, Jô Fevereiro, Joás Dias de Lima, Johan Lagger, Josival da Fonseca Silva, Juliano, Juliano Custódio, Juliano Oliveira, Júlio Magalhães, Júlio Shimamoto, Julius Ckvalheiyro, Júnior Alves Dutrelo, Leonardo Santana, Lexy Soares, Luciano Giovani, Luigi Rocco, Mancini Júnior, Marcatti, Marcelo Saravá, Márcio Baraldi, Marcos Venceslau, Mário Cau, Matheus Moura, Mickken Gonçalves, Moacir Torres, Morgani, Nickel, Novaes, Paulo Alves, Perkins Moreira, Primaggio, Rafael Grasel, Renato Hack, Ricardo Manhães, Rice Araújo, Roberto Hollanda, Rodrigo Costa, Rogério Brandão, Rogério Faria, Ronaldo Mendes, Salvador Messina, Savio, Sergio Morettini, Tako X, Tereza Zuba, Thiago Leal, Thina Curtis, Valdeci Carvalho, Vania Machado, Vaqs, Vinicius Rodrigues, Walkir Fernandes, Wanderley Felipe, Wellington Santos, Will, William MR e Xalberto.
            “AQC 100 Vezes” é um espaço conquistado para todos. Uma edição que agrega estilos, traços, motivações, roteiros, experiências de vida, expectativas e capacidades diferentes. Um castelo que foi construído, tijolo a tijolo, todos de formatos, cores e densidades dispares. Cada trabalho trás uma novidade, uma surpresa e a constatação de que a arte quadrinhizada cresce na adversidade. Com nosso minguado mercado de trabalho, os artistas se esforçam em encontrar seu espaço com mais dedicação, mais imaginação e uma imensa qualidade.
            Para compartilhar essa experiência convidamos todos os interessados para o lançamento do livro “AQC 100 Vezes”, no próximo sábado, 13 de julho de 2013, a partir das 14h, na Comix Book Shop, na Alameda Jaú, 1998, próximo do metrô Paulista, telefone: 3088-9116.  Com a presença de muitos dos 108 autores para uma tarde de autógrafos.

            Passe adiante e curta!



Serviço: “AQC 100 Vezes” (Editora Laços e AQC-ESP, tamanho: 14 x 21 cm, p&b, 140 pgs., lombada quadrada, R$ 35,00) 




                        Míchèlle, A Vampira de Emir Ribeiro

            Saiu a edição definitiva da personagem vampiresca de Emir Ribeiro. Michèlle, a Vampira que foi criada para as tiras de jornais, em novembro de 1977, e adaptada para as páginas dos quadrinhos nos anos 80.
            Emir Ribeiro é um dos mais respeitados quadrinhistas brasileiros, destacado por ter criado personagens marcantes como a super loira Velta, o misterioso Homem de Preto, a andróide Nova, a enigmática Adrian e uma dezena de figuras bem construídas que povoam a imaginação dos leitores a mais de 40 anos.
Além dos roteiros bem elaborados, Emir contribui cenários diferenciados e muitas vezes surpreendentes. É o caso de Míchèlle, a Vampira que para fugir do modelo padrão das histórias de terror foi situada no século 16, durante a invasão francesa no Maranhão, na então colônia portuguesa de além-mar. 
Michèlle foi contaminada pelo próprio conde Drácula e chega sedenta de sangue numa terra desconhecida e recém colonizada e enfrenta a tenacidade do doutor Palmeira, médico paroquial, mas que conhece o fenômeno do vampirismo e a vingança de Manoel, mutilado pela personagem. Outro detalhe curioso é que Michèlle tinha dupla personalidade quando era uma mortal e conservou essa característica depois de transformada em morta-viva.
A saga de Michèlle é eletrizante, ousada e sem concessões. Apresenta um roteiro pulsante e que explora bem as nuancias possíveis de uma vampira perdida no meio do Brasil, disputado pelos colonizadores europeus.
            Emir Ribeiro sempre foi mestre em desenvolver personagens femininas e de personalidades dispares e Michèlle ocupa um lugar de destaque em sua galeria de criações.    
            Nesse álbum reunimos todas as seis histórias da personagem construindo uma saga envolvente, cheia de reviravoltas, com um suspense constante e de ação incessante.
            Só resta saborear as páginas da trajetória da vampira e pensar duas vezes antes de se aventurar na madrugada pelas ruas sombrias da cidade. 

            Michèlle, A Vampira (Edições WAZ, 84 páginas, tamanho: 17 x 24 cm, preto e branco, lombada canoa, R$ 19,90)
            Distribuição exclusiva: www.comix.com.br


                                                                       Worney Almeida de Souza 


12/04/2013

“O Sótão” é uma nova proposta de apresentação da arte dos associados da AQC-ESP. Vamos criar um pequeno fanzine de 08 lados (numa simples folha de sulfite dobrada) que terá a periodicidade mensal, com 300 exemplares, distribuído gratuitamente em eventos, gibiterias, pelo correio e, quem sabe, encartado em publicações da associação e de quem se interessar.
            A motivação é a síntese, o tema é livre, a arte será em preto e branco. O autor deve mandar sua arte em formato retangular, na proporção: 14,5 x 10,5 cm. Vale cartum, charge, quadrinhos, tiras, ilustração, caricatura, texto, grafismo e grafite. O autor receberá 20 exemplares. E a edição será reproduzida no blog da AQC. O autor será identificado pelo nome completo e pelo endereço eletrônico ou endereço de blog ou página na internet.
            O autor será incluído na página “Associados” da associação com um link para sua página de portfólio eletrônica.
            A ideia é divulgar a AQC-ESP, a arte de cada autor e criar uma pequena, mas eficiente publicação de experimentalismo e de desafio dos artistas interessados.
            Envie seu trabalho para: produtoraculturalwaz@yahoo.com.br

            O espaço está aberto!


                                               Worney Almeida de Souza    



                                      O Livro “100 Vezes AQC” Está Completo!


            Finalmente completamos o livro “100 Vezes AQC”!  Reunimos 100 desenhistas e nove roteiristas, selecionando dezenas de estilos, textos, traços e motivações num surpreendente quadro da arte quadrinhizada. Temos mestres, grandes profissionais, gratas revelações e iniciantes promissores publicando pela primeira vez.
            Um ano depois de recebermos o primeiro trabalho (de Marcelo Saravá, em 27/02/12) livro “100 Vezes AQC” começa a ser diagramado. Agora estamos finalizando a negociação com a editora Laços para a impressão e a distribuição da publicação.
            O curioso é que nos últimos dias recebemos novos pedidos de inclusão, mas tivemos que recusar pela falta de espaço e para manter a proposta original do projeto.
            O time selecionado é o seguinte: Marcelo Saravá, Leonardo Santana, Antonio Eder, Daniel Barraco, Jean Okada, Carlos Brandino, Floreal de Andrade, Edu Mendes, Aldo Maes dos Anjos, Bira Dantas, Marcos Vasconcelos, Eder Santos, William MR, Arthur Filho, Cleuber Cristiano, Edgard Guimarães, Nickel, Aleph, Gilmar, Júlio Shimamoto, Paulo Alves, Sergio Morettini, Daniel Linhares, Rice Araújo, Diogo Salles, Juliano, Fernando Gonsales, Aurélio, Morgani, T. Zuba, Henrique Magalhães, Wanderley Felipe, Rodrigo Costa,  Mario Cau, Júlio Magalhães, Dennis Rodrigo Oliveira, Diamantino da Silva, Antonio Cedraz, Juliano Custódio, Dario, Vania Machado, Bernardo Aurélio, Décio Ramírez, Matheus Moura, Primaggio, Rogerio Faria, Julius Ckvalheiyro, Amaro Braga, Fabio Guimarães, Renato Hack, Al Ferreira, Batata, Fabio Q, Rogério Brandão, Rafael Grasel,  Mickken Gonçalves, Edenilson Fabricio da Silva,Walkir Fernandes, Elton Carlos Ribeiro de Almeida, Elton Takumi Kawamorita, Vinicius Rodrigues, Fabiana Menassi, Thina Curtis, Juliano Oliveira Juliano Olaff, Edmundo Rodrigues, Junior Alves Dutrelo, Jefferson Ferreira dos Santos, Diogo Dornelles, Ricardo Manhães, Gilton Ferreira, Salvador Messina, Everton Soares Cosme, Cival Einstein, Gazy Andraus, Jô Fevereiro, Joás Dias de Lima, Wellington Santos, Roberto Hollanda, Perkins Moreira, Josival da Fonseca Silva, Francisco Vilachã, Johan.Lagger, Lexy Soares, Fernando dos Santos, Mancini Júnior, Vaqs, Ernani Rodrigues Cousandier, Anita Costa Prado, Ronaldo Mendes, Sávio, Francisco APS, Novaes, James Becerra Becerra, Ideraldo, Denis Mello, Marcio Baraldi, Gilberto Maringoni, Moacir Torres, Marcatti, Luciano Giovani, Tako X, Thiago Leal, Franco de Rosa, Will, Cadu Simões, Valdeci Carvalho e Luigi Rocco.
            Agradecemos a todos os participantes pelo interesse e pela disposição. Esperamos que as expectativas gerais sejam satisfeitas quando o livro for lançando.
            Mais um espaço conquistado e “100 Vezes AQC” para todos! 



                                               Worney Almeida de Souza 


02/03/2013


                        Só temos mais Nove Vagas no “100 Vezes AQC”!!!!!!!!!!!!!!!

            O livro “100 Vezes AQC” está quase fechado!  Já temos a arte de 91 desenhistas e sete roteiristas. Nossos artistas são os seguintes: Marcelo Saravá, Leonardo Santana, Antonio Eder, Daniel Barraco, Jean Okada, Carlos Brandino, Floreal de Andrade, Edu Mendes, Aldo Maes dos Anjos, Bira Dantas, Marcos Vasconcelos, Eder Santos, William MR, Arthur Filho, Cleuber Cristiano, Edgard Guimarães, Nickel, Aleph, Gilmar, Júlio Shimamoto, Paulo Alves, Sergio Morettini, Daniel Linhares, Rice Araújo, Diogo Salles, Juliano, Fernando Gonsales, Aurélio, Morgani, T. Zuba, Henrique Magalhães, Wanderley Felipe, Rodrigo Costa, Mario Cau, Júlio Magalhães, Dennis Rodrigo Oliveira, Diamantino da Silva, Antonio Cedraz, Juliano Custódio, Dario, Vania Machado, Bernardo Aurélio, Décio Ramírez, Matheus Moura, Primaggio, Rogerio Faria, Julius Ckvalheiyro, Amaro Braga, Fabio Guimarães, Renato Hack, Al Ferreira, Batata, Fabio Q, Rogério Brandão, Rafael Grasel,  Mickken Gonçalves, Edenilson Fabricio da Silva, Walkir Fernandes, Elton Carlos Ribeiro de Almeida, Elton Takumi Kawamorita, Vinicius Rodrigues, Fabiana Menassi, Thina Curtis, Juliano Oliveira Juliano Olaff, Edmundo Rodrigues, Junior Alves Dutrelo, Jefferson Ferreira dos Santos, Diogo Dornelles, Ricardo Manhães, Gilton Ferreira, Salvador Messina, Everton Soares Cosme, Cival Einstein, Gazy Andraus, Jô Fevereiro, Joás Dias de Lima, Wellington Santos, Roberto Hollanda, Perkins T Moreira, Josival da Fonseca Silva, Francisco Vilachã, Johan Lagger, Lexy Soares, Fernando dos Santos, Mancini Jr., Vaqs, Ernani Rodrigues Cousandier, Anita Costa Prado, Ronaldo Mendes, Savio, Francisco APS, Novaes, James Becerra Becerra, Ideraldo, José Maria Gonçalves Alves, Denis Mello e Marcio Baraldi.
O convite continua aberto a todos os interessados (uma HQ de uma página, em preto e branco), mas falta muito pouco para fechar a edição. Lembramos que fizemos uma alteração nas condições de participação: vamos solicitar que cada autor envie o valor de R$ 5,00 para a embalagem e despesas postais, para que cada um receba seu exemplar do livro. Solicitamos que os autores acima mencionados se manifestem sobre o assunto.   

Opine, participe e não perda a oportunidade de integrar o time da AQC-ESP!


                                               Worney Almeida de Souza 


11/01/2013

                                               "Picles" 03: A Vez das Mulheres!


Terminado o lançamento da "Piadas do Fim do Mundo", que é a "Picles" 02, vamos iniciar a produção do novo número da revista que é carro-chefe das edições da AQC-ESP.  Mas desta vez fazeremos uma edição diferente, tanto no tema e em quem vai participar.  A "Picles" terá como motivo de sátira, humor e ironia a CONDIÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE ATUAL.  E quem poderá participar da revista serão as MULHERES.  Assim só serão aceitos trabalhos (em preto e branco, na proporção: 17 x 24 cm) de quadrinhistas, desenhistas, roteiristas, cartunistas, chargistas e redatoras do sexo feminino. Para trabalhar com esse conceito convidamos para participar da edição a roteirista e poetisa Anita Costa Prado (criadora da personagem Katita).  
Esse tema certamente deve inspirar nossas artistas e motivar trabalhos muito criativos e reflexivos.  

A seleção está aberta!

Mande seu trabalho para endereço eletrônico: aqc.waz@gmail.com


27/12/12





                        O Fim do Mundo Chegou!!!!! E as “Piadas” também!!!


            Chegou o Fim do Mundo!!! E a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) em conjunto com a editora Laços não deixaram barato: lançaram a revista “Piadas do Fim do Mundo”.
            Aproveitando a data fatídica de 21 de dezembro de 2012, a AQC-ESP lança o terceiro número da “Picles” que tem como tema: O Fim do Mundo! Um assunto fatal que resultou em muita sátira ao contexto místico, histórico, midiático e na histeria coletiva que pode causar.
            Foram reunidos 24 autores com uma grande diversidade de estilos, traços, roteiros e formas de arte num resultado muito divertido. A seleção de profetas do Apocalipse é a seguinte: Floreal, Eder Santos, Paulo Cesar Cid, Alex Guenther, Paulo Alves, Wanderley Felipe, Xalberto, Sergio Morettini, Vasqs, Daniel Linhares, William MR, Juliano, João Zero, Airon, Rice Araujo, Mário Mastrotti, Fernando dos Santos, Harry Guilherme Garrido, Edvaldo Rodrigues, Novaes, Bira Dantas, Diego Jourdan Pereira, Wellington Santos e Sergio Mas.
            Confira como se pode chegar ao Apocalipse sem perder o humor!!!!


“Piadas do Fim do Mundo” (tamanho: 17 x 24 cm, 52 pgs. capa colorida, miolo 02 cores, lombada canoa, tiragem 1000 exemplares, R$ 12,00, distribuição: www.comix.com.br)  

21/12/2012 

AQC 100 Vezes - Reta final e mudanças


A Hora Final está chegando! Já temos 72 páginas para o livro “100 Vezes AQC”! E uma mudança nas condições de publicação!


            O livro “100 Vezes AQC” está ficando cada vez mais estufado!  Já temos a arte de 72 desenhistas e seis roteiristas. Nossos artistas são os seguintes: Marcelo Saravá, Leonardo Santana, Antonio Eder, Daniel Barraco, Jean Okada, Carlos Brandino, Floreal de Andrade, Edu Mendes, Aldo Maes dos Anjos, Bira Dantas, Marcos Vasconcelos, Eder Santos, William MR, Arthur Filho, Cleuber Cristiano, Edgard Guimarães, Nickel, Aleph, Gilmar, Júlio Shimamoto, Paulo Alves, Sergio Morettini, Daniel Linhares, Rice Araújo, Diogo Salles, Juliano, Fernando Gonsales, Aurélio, Morgani, T. Zuba, Henrique Magalhães, Wanderley Felipe, Rodrigo Costa,  Mario Cau, Júlio Magalhães, Dennis Rodrigo Oliveira, Diamantino da Silva, Antonio Cedraz, Juliano Custódio, Dario, Vania Machado, Bernardo Aurélio,Décio Ramírez, Matheus Moura, Primaggio, Rogerio Faria, Julius Ckvalheiyro, Amaro Braga, Fabio Guimarães, Renato Hack, Al Ferreira, Batata, Fabio Q, Rogério Brandão, Rafael Grasel,  Mickken Gonçalves, Edenilson Fabricio da Silva,Walkir Fernandes, Elton Carlos Ribeiro de Almeida, Elton Takumi Kawamorita, Vinicius Rodrigues, Fabiana Menassi,Thina Curtis, Juliano Oliveira Juliano Olaff, Edmundo Rodrigues, Junior Alves Dutrelo, Jefferson Ferreira dos Santos,Diogo Dornelles, Ricardo Manhães, Gilton Fonseca, Salvador Messina, Everton Soares Cosme, Cival Einstein, Gazy Andraus, Jô Fevereiro, Joás Dias de Lima e Wellington Santos.
O convite continua aberto a todos os interessados (uma HQ de uma página, em preto e branco), será que conseguimos preencher as 100 páginas até o final do ano? Pretendemos mostrar um grande mosaico dos diversos estilos e motivações da arte dos quadrinhos no Brasil.
Já projetando a produção, impressão e envio dos exemplares para cada autor, fizemos um orçamento postal e concluímos que teremos de solicitar para cada autor o valor de R$ 5,00 para a embalagem e a remessa como carta simples. A proposta inicial era que cada autor recebesse um exemplar pela participação, sem custos, mas a conclusão é que não conseguiríamos bancar cerca de R$ 500,00 para envio. Assim colocamos essa nova condição para a participação dos autores. Evidente que os 78 autores já selecionados podem não concordar com essa alteração e, se acharem conveniente, retirar sua página do livro. Não queremos que isso aconteça, mas não conseguimos patrocinadores para essa finalidade e o autor tem todo o direito de não concordar.


Opine e participe!


                                               Worney Almeida de Souza 

14/12/12


            Para esquentar o clima para o 29° Angelo Agostini e homenagear um grande mestre e estudioso do quadrinho nacional. A AQC-ESP vai promover o evento “Pizza com a AQC”.
            Nesse dia estaremos recebendo o professor Antonio Cagnin, para comer uma pizza, conhecer sua batalha pela memória dos grandes artistas, especialmente de Angelo Agostini e colocar a conversa em dia.
            Vamos nos encontrar no dia 07/12/12, sexta-feira, a partir das 19h, na Giardini Pizzeria, na rua da Consolação, 2682, Cerqueira Cesar (ao lado da Comix Book Shop), fones: 3063-5977 e 30963-5978.
            Todos estão convidados e cada um paga a sua despesa!



                                                                       Worney Almeida de Souza

03/12/12 





                                                  


Saiu a revista de faroeste “Billy The Kid”



            Já está disponível a nova edição da revista “Billy The Kid”. Criada e produzida pelo batalhador Arthur Filho, a revista está no número 17. Saindo semestralmente, a revista reúne grandes nomes do quadrinho nacional em torno de um dos temas que mais apaixonam os amantes dos quadrinhos: o faroeste.
            Nesse número temos um belo trabalho de Airton Marcelino: “O Ardiloso Homem Branco”, o sempre surpreendente Elthz com “A Sina de Blackwood Jones” e a continuação da saga dos irmãos Sanders, série criada e desenhada por Sandro Marcelo (que também faz a capa da edição) em “Aparências Fatais!”. A edição tem também as HQs curtas e bem roteirizadas de Arthur Filho: “Cinco por Cinco”, “Questão de Oportunidade” e “Em Dose Dupla”.  A revista tem ainda o “Correio do Billy” e a coluna comentando o faroeste nos quadrinhos assinada pelo Waz com: “E o Sertão virou Faroeste!”.
            “Billy The Kid” foi criada para desenvolver HQs sobre o lendário personagem do velho oeste, mas com o tempo foi abarcando outros personagens e temas (sempre relacionados ao ambiente do século XIX americano) o que só aumentou a qualidade da revista.
            Para conhecer e encomendar seu exemplar (cada exemplar custa R$ 7,00) escreva para: Arthur Filho Rua Espírito Santo, 232, apto 02, Porto Alegre (RS) CEP 90010-370 e entre no mundo da fronteira!



                                                           Worney Almeida de Souza     


26/11/2012




            Lançamento da Revista “PIADAS DO FIM DO MUNDO” pela AQC-ESP


            A revista “Piadas do Fim do Mundo” (“Picles” 02) é uma ideia coletiva da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) em conjunto com a editora Laços. A associação foi criada em 1984, visando reunir e defender os autores nacionais de quadrinhos, cartuns, charges e ilustração que insistem em publicar sua arte em nosso diminuto mercado editorial.
            O projeto “Picles” começou em 2009 e resultou numa revista com 28 artistas de todo o Brasil satirizando quatro temas: música, esportes, ecologia e tecnologia, que foi publicada, em maio de 2010, como revista eletrônica no blog da associação (www.aqcsp.blogspot.com).
Já a segunda edição foi publicada no final de 2011, com tiragem de 1000 exemplares e teve como tema a presidenta Dilma. Foram reunidos 24 autores que enviaram um total de 55 trabalhos. Com o financiamento de três editores, a “Picles” 02 teve uma boa divulgação e repercussão, inclusive com a própria personagem principal (a presidente Dilma Rousseff) recebendo seu exemplar! 
            Agora a AQC-ESP, aproveitando que o mundo está chegando em sua data fatídica: 21 de dezembro de 2012, lança o terceiro número da “Picles” que tem como tema: O Fim do Mundo! Um tema atual e que resultou em muita sátira ao contexto místico, histórico, midiático e na histeria coletiva que pode causar.
            Foram reunidos 24 autores com uma grande diversidade de estilos, traços, roteiros e formas de arte num resultado muito divertido. A seleção de profetas do Apocalipse é a seguinte: Floreal, Eder Santos, Paulo Cesar Cid, Alex Guenther, Paulo Alves, Wanderley Felipe, Xalberto, Sergio Morettini, Vasqs, Daniel Linhares, William MR, Juliano, João Zero, Airon, Rice Araujo, Mário Mastrotti, Fernando dos Santos, Harry Guilherme Garrido, Edvaldo Rodrigues, Novaes, Bira Dantas, Diego Jourdan Pereira, Wellington Santos e Sergio Mas.
            O lançamento da revista “Piadas do Fim do Mundo!” (“Picles” 02) será realizado durante na Comix Book Shop, no dia 10/11, sábado, a partir das 14h, na Alameda Jaú, 1998, próximo ao metrô Paulista, com a presença dos autores para uma tarde de autógrafos e de muito bate papo.
            Agora é para valer!!!!!
            Todos estão convidados para rir do Fim do Mundo??!!!


“Piadas do Fim do Mundo” (tamanho: 17 x 24 cm, 52 pgs. capa colorida, miolo 02 cores, lombada canoa, tiragem 1000 exemplares, R$ 12,00)  


                                                           Worney Almeida de Souza

08/11/2012



                                        Já Passamos de 50 Autores no livro “100 Vezes AQC”!


            O livro “100 Vezes AQC” está ficando cada vez mais obeso!  Já temos a arte de 56 desenhistas e cinco roteiristas. Nossos artistas são os seguintes: Marcelo Saravá, Leonardo Santana, Antonio Eder, Daniel Barraco, Jean Okada, Carlos Brandino, Floreal de Andrade, Edu Mendes, Aldo Maes dos Anjos, Bira Dantas, Marcos Vasconcelos, Eder Santos, William MR, Arthur Filho, Cleuber Cristiano, Edgard Guimarães, Nickel, Aleph, Gilmar, Júlio Shimamoto, Paulo Alves, Sergio Morettini, Daniel Linhares, Rice Araújo, Diogo Salles, Juliano, Fernando Gonsales, Aurélio, Morgani, T. Zuba, Henrique Magalhães, Wanderley Felipe, Rodrigo Costa,  Mario Cau, Júlio Magalhães, Dennis Rodrigo Oliveira, Diamantino da Silva, Antonio Cedraz, Juliano Custódio, Dario, Vania Machado, Bernardo Aurélio, Décio Ramírez, Matheus Moura, Primaggio, Rogerio Faria, Julius Ckvalheiyro, Amaro Braga, Fabio Guimarães, Renato Hack, Al Ferreira, Batata, Fabio Q, Rogério kkkkk, Rafael Grasel,  Mickken Gonçalves, Edenilson Fabricio da Silva, Walkir Fernandes, Elton Carlos Ribeiro de Almeida e Elton Takumi Kawamorita.
Continuamos convidando os quadrinhistas para participar da publicação (uma HQ de uma página, em preto e branco), mas o espaço está ficando pequeno! Pretendemos mostrar um grande mosaico dos diversos estilos e motivações da arte dos quadrinhos no Brasil.

Ainda tem espaço para a sua arte! Participe!


                                               Worney Almeida de Souza

09/2012  


                         Os 21 Primeiros do “100 Vezes AQC”!!!


            Continuamos recebendo novos trabalhos para o livro “100 Vezes AQC”! Já chegamos aos 23 artistas (21 desenhistas e dois roteiristas), ou seja, mais de 20 % da publicação está preenchida.
Nossos colaboradores são os seguintes: Marcelo Saravá, Leonardo Santana, Antonio Eder, Daniel Barraco, Jean Okada, Carlos Brandino, Floreal de Andrade, Edu Mendes, Aldo Maes dos Anjos, Bira Dantas, Marcos Vasconcelos, Eder Santos, William MR, Arthur Filho, Cleuber Cristiano, Edgard Guimarães, Nickel, Aleph, Gilmar, Júlio Shimamoto, Paulo Alves e Sergio Morettini.
Vários quadrinhistas já atenderam o chamado da AQC e está elaborando suas páginas. Participe também (as páginas não precisam ser inéditas). Faltam apenas 79 páginas para você mostrar sua arte!


                                               Worney Almeida de Souza

 28/05/12
                                   O Fim do Mundo Está Chegado!!!!!!


            O fim do mundo está chegando e a edição da “Picles” 02 logo estará começando! Já temos 31 páginas preenchidas com nove autores.
            Os profetas do apocalipse são os seguintes: Floreal, Eder Santos, Paulo Cesar Cid, Alex Guenther, Paulo Alves, Wanderley Felipe, Xalberto, Sergio Morretini e Vasqs. Até agora reunimos quadrinhos, charges, cartuns, tiras e texto de humor, numa seleção bem variada e muito bem humorada de como se pode enfrentar os ultimos dias da humanidade!!!!
            O tempo está se esgotando! Faltam apenas 21 páginas para serem preenchidas! Por isso, não perca tempo envie logo seu trabalho!!!


                                               Worney Almeida de Souza   

28/05/12 

Página de "Subúrbio" de Floreal de Andrade, de março de 2012, apresentando várias publicações da AQC-ESP e a lendária carteirinha de associado.


23/03/12



                                               Os 10 Primeiros da 100 Vezes AQC!!


            Já recebemos 10 trabalhos para o livro 100 Vezes AQC!  Em apenas duas semanas, 11 autores (10 desenhistas e um roteirista) atenderam o chamado da AQC-ESP e enviaram suas HQs de uma página. Todos são ótimos trabalhos!
            Nossos 11 autores são os seguintes: Marcelo Saravá, Leonardo Santana, Antonio Eder, Daniel Barraco, Jean Okada, Carlos Brandino, Floreal de Andrade, Edu Mendes, Aldo Maes dos Anjos, Bira Dantas e Marcos Vasconcelos.
            Não perda tempo! Faltam apenas 90 páginas para preencher!!!!


                                               Worney Almeida de Souza

 13/03/12

                                                Tema de “Picles” 02


            Saiu o tema “Picles” 02. Apurada a enquete foi escolhido APOCALIPSE 2012. Assim, a partir de agora estão abertas as páginas da revista para caricaturas, charges, cartuns, tiras, quadrinhos (duas páginas), ilustrações e textos satirizando o grande tema do ano. Todos os trabalhos devem ser coloridos, tamanho na proporção: 13,5 x 20,5 cm. Os autores devem enviar, junto com o trabalho, uma biografia de um parágrafo, foto ou caricatura, endereço eletrônico para contato e endereço de blog ou página na internet. Envie seus trabalhos para: aqc.waz@gmail.com.  A revista terá 48 pgs. de miolo mais os 04 capas. Não há limite para o envio de trabalhos, mas de acordo com o recebimento faremos uma seleção.
            Tentaremos negociar com uma editora para lançar a revista nas bancas, mas se isso não for possível, faremos pelo mesmo sistema do primeiro número da revista: busca de patrocinadores e tiragem limitada. Se a revista for às bancas o pagamento da publicação será dividido entre os autores, que receberão também uma parte da tiragem. Se a revista tiver tiragem limitada, os autores receberam 15 exemplares da publicação.  

            Foi dada a largada! Envie seu trabalho antes que o mundo acabe!!!!!!



                                               Worney Almeida de Souza 


13/03/12

                        “Picles” na 3° Risadaria!!!!



            A “Picles” está na 3° Risadaria, o maior festival de humor do país. Por convite de Caco Galhardo, os 24 autores da “Picles” 01 terão seus trabalhos (um de cada) exposto durante o evento. Os trabalhos foram ampliados e terão um grande destaque no salão principal.
            A 3° Risadaria será realizada nos dias 22 a 25 de março, quinta a domingo, das 10h às 22h, na Bienal do Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, Portão 03 e contará com os mais comentados e competentes humoristas do palco, TV, rádio, artes gráficas e plásticas. Para maiores informações sobre a programação acesse a página eletrônica: www.risadaria.com.br
Mais uma boa repercussão da edição da revista e da boa qualidade do trabalho dos inspirados artistas.
            Não perca!!!!



                                                           Worney Almeida de Souza

                        Picles 02, a Missão!


            Terminado o grande e exitoso 28° Angelo Agostini agora é a vez da produção da “Picles” 02. A ideia é que seja no mesmo formato do primeira edição: 13,5 x 20,5cm, 04 cores e 52 páginas. Com trabalhos de quadrinhos, tiras, cartuns, charges e caricaturas e a publicando a biografia e a caricatura dos autores.  Dependendo da forma de edição (baixa tiragem ou tiragem para bancas de jornais) os autores receberam um valor sobre o trabalho publicado e/ou exemplares da revistas.   
O primeiro passo é definir o tema. Assim pedimos que enviem suas sugestões para que possamos estabelecer um nome de consenso.  Já recebemos alguns temas:

Ditadores Depostos, Olimpiadas, Apocalipse 2012 e uma edição especial: Elas por Elas (autoras satirizando a condição da mulher).

A pretensão é produzir duas edições este ano, um em cada semestre e talvez até uma especial!
Por isso queremos definir o tema até 15 de março para que os trabalhos sejam enviados até 15 de maio.
Participe, dê sua opinião e depois envie seu trabalho. Escreva para nosso endereço eletrônico: aqc.waz@gmail.com

Venha para a “Picles” você também!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



                                                           Worney Almeida de Souza 


100 Vezes AQC-ESP!


Devido a qualidade artística, de produção e gráfica da “Picles” 01, além é claro da boa repercussão concordamos com a editora Laços em produzir um livro com 100 páginas de quadrinhos com 100 autores diferentes.
Em formato livro (tamanho aproximado de 13 x 19 cm), em preto e branco, a publicação será um panorama da HQ nacional atual e, certamente, um grande painel de estilo, motivações, traços e histórias diferentes.
Os critérios são os seguintes: só serão aceitos trabalhos em preto e branco, uma página por autor e uma história de uma página. Podesse enviar um conjunto de tiras desde que elas se fechem numa mesma história.  Não haverá restrição de estilo, temas ou roteiros, assim como de vários autores por trabalho (roteiro, desenho e arte-final). Devem ser enviadas também uma biografia de um parágrafo, uma caricatura ou foto do autor ou autores e endereço de blog ou página eletrônica e endereço eletrônico. Duas recomendações: não serão incluídos trabalhos com sexo explicito e em cores. O autor receberá um exemplar do livro pela participação. 
Envie seus trabalhos para nosso endereço eletrônico:  aqc.waz@gmail.com
Participe seja um dos 100 da AQC-ESP!!!!!!!!!!!!!!



                                               Worney Almeida de Souza

                         Quadrinhos Especiais no 28° Angelo Agostini


           A festa do 28° Angelo Agostini foi muito importante, reunindo dezenas de autores e aficcionados do quadrinho nacional. Desde jovem autores como William MR (que expos uma tela sobre Agostini) até grandes artistas como Rodolfo Zalla, Osvaldo Talo, Primaggio, Izomar, Spacca, Jal, Franco de Rosa, Marcio Baraldi, Gabriel Moon, Fabio Bá, Laudo Ferreira, André Diniz e muito Além é claro, dos grandes homenageados, os mais votados em todas as categorias. E um deles surpreendeu: Murilio Martins o autor do melhor lançamento independente de 2011: Love Hurts, resolveu brindar todos com uma mini revista chamada "Enquanto Isso, na Nuvem dos Quadrinhistas" reunindo no céu Angelo Agostini, Belmonte, J.Carlos e Henfil comentando a premiação. 
           Um trabalho muito divertido, inspirado e mais do que especial.  Em tiragem limitada, "Enquanto Isso..." é uma preciosidade. 
          Para não deixar ninguém com água na boca, reproduzimos a HQ abaixo.
          Parabéns, Murilo!


                                                 Worney Almeida de Souza



            Apuração dos Votos do 28° Anglo Agostini


            Devido a problemas “técnicos” a apuração da votação do 28° Angelo Agostini foi postergada para o dia 14/01/2012, sábado, a partir das 14h, na Biblioteca Monteiro Lobato, na Rua General Jardim, 485, próximo ao metrô República.
Recebemos 480 votos (um recorde!) que certamente darão um painel bem abrangente do mercado e da produção de quadrinhos nacionais do ano de 2011.
Agradecemos a todos os votantes e interessados e mantenham a expectativa!




            Reunião da AQC-ESP: Apuração da Votação do Angelo Agostini



            Convidamos todos os interessados para a reunião da AQC-ESP que terá como atividades a apuração dos votos do 28° Angelo Agostini e a preparação do evento.
            A reunião será na Biblioteca Monteiro Lobato, na Rua General Jardim, 485, próximo ao metrô República, no dia 07/01/2012, sábado, a partir das 14h.
            Todos estão convidados!
           
            Participe e ajude a produzir a grande festa do quadrinho nacional!




            Reunião da AQC-ESP Em 26/11/2011



Presentes: Fernando dos Santos, Juliano Oliveira e Worney.


            Na reunião discutimos a necessidade de divulgar e pedir a ajuda dos interessados para fazer uma lista de Lançamentos (onde indicamos as publicações para as categorias Melhor Lançamento de 2011 e Melhor Lançamentos Independente de 2011), com a data de 02 de dezembro para o fechamento. Indicou-se a data de 07 de janeiro de 2012 para se fazer a apuração dos votos recebidos. O local será novamente o Instituto Cervantes, na Av. Paulista e a data de entrega dos prêmios será no dia 04/02/2012.
            Sobre o lançamento da “Picles” todos foram convocados para a atividade, no dia 01/12/11, na Comix.  Cada um dos 24 autores receberão 15 exemplares da revista. Já estamos pensando no segundo número e a partir de janeiro vamos receber sugestões de um novo tema.




            Ajude a produzir a cédula do 28° Angelo Agostini


            Estamos montando a cédula do 28° Angelo Agostini e precisamos contar com as informações de todos para fazer uma lista mais abrangente.
A categoria de MELHOR LANÇAMENTO valem todas as publicações com produção de artistas nacionais que tiveram seu número 1, exemplar especial ou número único lançado em 2011, para o mercado brasileiro. Na categoria MELHOR LANÇAMENTO INDEPENDENTE. Destacando os lançamentos que tiveram o primeiro número, especial ou número único lançado em 2011, para o mercado brasileiro, editado pelo próprio autor ou por pequenas editoras, de baixa tiragem.
            Envie o nome da publicação que falta para compor a lista abaixo, o prazo para o envio é 02/12/2011.


O Grande Livro de Piadas- Escala
Almanaque do Louco - Panini
Xaxado Ano 4 - 365 Tiras em quadrinhos – Antonio Cedraz
Teleco e Teco 01 - Deomar
RapDez - Viração
Zine Supreme - Azeitona, Pax e Santolouco
1000 Palavras -  Tiras 100 Desenho - Marcelo Saravá
3 Tiros e 2 Otários - Daniel Esteves e Caio Majado
Burocratia - Bruno Ishikawa e Mario Cau
By the Southern Grace of God - Elton Pruitt e Mario Cau
Clube da Voadora # 2 - Hugo Nanni
Graphic Pada # 1 - Zé Gatão
Jesus Rock - Brão Barbosa
La Bouche du Monde - Eduardo Barbier e vários autores  # 12
Nanquim Descartável - Conversas com Alguém - Daniel Esteves e vários autores
O Louco, a Caixa e o Homem - Daniel Esteves e Will
Piratas # 2 Marcos Venceslau
Orixás - Alex Mir, Caio Majado e Omar Viñole
A3 # 1 - Matheus Moura e vários autores
Picles 01 (AQC e Laços)
Ciranda Coraci - Wellington Srbek e Will
O Senhor das Histórias - Wellington Srbek e Will
HQQN – Chagas Lima
Átomo 1 – Riccelle Sullivan
O Cowboy do Cinema 1 – Sérgio Luiz Franque
O Cowboy Valente 1 – Sérgio Luiz Franque
O Destino de Glorak 0 – Tony Machado
Escorpião de Prata – Eloyr Pacheco
Mundo Feliz – Marca de Fantasia
Nova 35 Anos – Emir Ribeiro
O Poderoso Maximus 1 – Alan Yango
Carne Argentina – Marca de Fantasia
GAG – O Humor é o Motor – Marca de Fantasia
Brusque Ontem 1 – Aldo Maes dos Anjos
Cajamarildo – Fabiano Formaggio
Herói Z 1 – JJ Marreiro
Homem-Camaleão & Next – Riccelle Sullivan
Metalpato – Fabiano Formaggio
Mihály Oláh – Destemido – Dennis Oliveira
Nomys 1 – Júpiter II
Quarentena 1 – Fabiano Formaggio
Reação 1 – Júpiter II
Velta & Mirza – Emir Ribeiro
Chico Spencer 1 – Júpiter II
Closer – Matheus Muniz
Guerra das Ideias – Marca de Fantasia
Messias de Mello e o Espiritismo – Marca de Fantasia
Necronomicomics – Fábio Chibilski
Tiras Vs. Monstros 1 – Júpiter II
Vitalino – O Menino Que Virou Mestre – Sivanildo Sill
Vulto: Enchentes – Júpiter II
War Zone 1 – Riccelle Sullivan
Arlequim – Amor Mecânico – Roberto Hollanda
Caricaturas 1 – Orlando Bezerra
Cáucaso – Gazy Andraus
Iron Maiden em Quadrinhos – Hamilton Tadeu



                        Reunião da AQC-ESP


            A reunião da AQC-ESP vai acontecer no dia 26/11/2011, a partir das 10hs. Na Biblioteca Monteiro Lobato, na Rua General Jardim, 485, próximo ao metrô República.
            Na pauta a finalização da cédula de votação do 28° Angelo Agostini. Quem tiver lançamentos para incluir nas categorias de Melhor Lançamento e Melhor Lançamento de Revista Independente deve enviar para nosso endereço eletrônico ou apresentar na reunião.  Bira Dantas conseguiu confirmar o Instituto Cervantes, na Avenida Paulista, para a realização do evento, que será no dia 04/02/2012.
            Outro assunto é o lançamento da revista “Picles” (Dilma) que já veio da gráfica e será lançada no dia 01/12/2011.
            Todos estão convidados para a reunião e para ajudar na estruturação do próximo Agostini!




                        COMO FOI A REUNIÃO DA AQC-ESP


Presente: Bira Dantas, Fernando dos Santos, Juliano, William Martins e Worney.

            A reunião foi realizada na livraria HQMIX, no último dia 27/10. O primeiro ponto de pauta foi a viagem que Bira Dantas fez à Coreia do Sul, representando a AQC-ESP e a visita ao Cartucho (Encontro dos Cartunistas Gaúcho). Além dos acordos assinados, na Ásia, Bira apresentou uma proposta para a associação produzir um volume da “Edição de Risco”, coleção que reúne os cartunistas gaúchos. A ideia seria fazer uma edição com os autores paulistas, uma proposta que poderia ser ampliada para outros estados.
            Sobre a edição da “Picles” 01 (Dilma) foi apresentado o orçamento da gráfica Juizforana, com esse valor conseguimos o financiamento da Comix Book Shop e da HQ Além dos Balões. Agora estamos em negociação para mais um interessado.  A proposta é imprimir uma edição de 1.000 exemplares, toda colorida, tamanho: 13,5 x 20,5 cm, com 48 pgs de miolo. A diagramação já está sendo finalizada pelo Fernando dos Santos e nessa semana pretendemos confirmar o orçamento da gráfica e último financiador. 
            Sobre o 28° Angelo Agostini foi acertada a data do evento em 04/02/2012, sábado. O local pretendido é o Instituto Cervantes e vamos fazer a solicitação oficial. Resolvemos manter as mesmas categorias de premiação e a votação direta. A assessoria de imprensa para a divulgação do evento também está garantida. A cédula está sendo elaborada e solicitamos a todos os que lançaram o primeiro número, edição extra ou especial que enviem as informações gerais (nome, data de lançamento e editora ou editor independente) para a inclusão na lista nas categorias de Melhor Lançamento e Melhor Lançamento Independente. Por solicitação de Márcio Baraldi, a partir desse ano serão considerados fora da votação quem já ganhou mais de três vezes na mesma categoria (Lançamento, Lançamento Independente, Fanzine e Jayme Cortez). A ideia do cartunista é dar oportunidade a que outros autores sejam homenageados. 
            O texto para a cédula do prêmio será fechada na próxima reunião da AQC-ESP, que está convocada para o dia 26/11/11, sábado, a partir das 10h, na Biblioteca Monteiro Lobato, rua General Jardim, 485, próximo ao metrô República.
            Todos estão convidados!
             


                                    REUNIÃO DA AQC-ESP



            Vamos iniciar a preparação do 28° Angelo Agostini para isso convidamos os interessados a participar da reunião da AQC-ESP na próxima quinta-feira, 27/10/11, a partir das 18,30h, na livraria HQMIX, Praça Roosevelt, 142, centro de São Paulo, próximo do metrô República. Também vamos conversar sobre a publicação da revista “Picles” 01 (Dilma). Senão puder ir, envie sua sugestão através de nosso endereço eletrônico, todas as ideias são bem vindas.


                                               Todos estão convidados!



E a Palestra da AQC no Festcomix?


            A palestra “O Mercado atual do Quadrinho Nacional” com Bira Dantas, Fernando dos Santos e Worney Almeida de Souza e a participação especial de Rodrigo Febronio do programa Banca de Quadrinhos, que seria realizada durante o Festcomix, no dia 14/10/11, não aconteceu, por falta de quorum. Paciência! Mas, além de encontrar os amigos, preparamos algumas questões para conduzir a discussão e a intervenção dos palestrantes e achamos que elas são pertinentes ao quadro do mercado e dos profissionais de quadrinhos no Brasil. Deixamos as perguntas para a reflexão de todos e quem quiser tentar respondê-las é só enviar para nós. 

1-Quais são as editoras que publicam quadrinhos no Brasil?
2- Quais são as editoras que publicam quadrinhos nacionais no Brasil?
3- Quais são os pontos de venda de quadrinhos no Brasil?  E onde se encontra as publicações nacionais?
4-Quais são as publicações nacionais que a Panini lança?
5-Como é a política de publicação das revistas dos estúdios de Maurício de Sousa?
6- As edições de Maurício de Sousa podem ser consideradas um padrão a seguir para os quadrinhos nacionais?
7- Porque as revistas de Maurício de Sousa vendem bem?
8- A política é de encher os locais de venda com as revistas de Maurício de Sousa?
9-Como é a edição de quadrinhos nacionais pelas editoras pequenas?
10-Como é a edição de quadrinhos independentes no Brasil? Quais são as tiragens e como é a distribuição?
11-A distribuição é o maior problema do quadrinho nacional?
12- Quais são as temáticas que os autores nacionais mais usam?
13-Como é a produção de quadrinhos de temática mangá no Brasil?
14-Quais são as perspectivas para o quadrinho nacional no próximo período?


                                                           Worney Almeida de Souza




 

 

 

 

 

AQC ESP NO FESTCOMIX, ENCONTRO ELY BARBOSA, AMBOS EM SAMPA


A AQC-ESP vai participar do 18° FESTCOMIX. Vamos realizar uma palestra intitulada “O Mercado atual do Quadrinho Nacional” com a participação de Bira Dantas, Fernando dos Santos e Worney Almeida de Souza e a participação especial de Rodrigo Febronio do programa Banca de Quadrinhos. 
Vamos apresentar aos presentes o panorama das publicações de quadrinhos nacionais, editoras, distribuição, forma e possibilidade de publicação e distribuição.
A palestra será na sexta-feira, 14 de outubro, a partir da 16h, com entrada franca (no auditório do evento) para todos os interessados.
O 18° FESTCOMIX será realizado nos dias 14,15 e 16 de outubro, no Cento de Eventos São Luiz, na rua Luiz Coelho, 323, metrô Consolação.
Participe e conheça um pouco mais a AQC-ESP e a situação do mercado de quadrinhos no Brasil. 
07/10/11


                        AQC-ESP no FestComix



            A AQC-ESP vai participar do 18° FESTCOMIX. Vamos realizar uma palestra intitulada “O Mercado atual do Quadrinho Nacional” com a participação de Bira Dantas, Fernando dos Santos e Worney Almeida de Souza e a participação especial de Rodrigo Febronio do programa Banca de Quadrinhos.  
            Vamos apresentar aos presentes o panorama das publicações de quadrinhos nacionais, editoras, distribuição, forma e possibilidade de publicação e distribuição.
            A palestra será na sexta-feira, 14 de outubro, a partir da 16h, com entrada franca (no auditório do evento) para todos os interessados.
            O 18° FESTCOMIX será realizado nos dias 14,15 e 16 de outubro, no Cento de Eventos São Luiz, na rua Luiz Coelho, 323, metrô Consolação.
            Participe e conheça um pouco mais a AQC-ESP e a situação do mercado de quadrinhos no Brasil.

16/08/11
Por Worney Almeida de Souza 

A obra de Chico Xavier foi imortalizada através da literatura. Mas outra arte também propagou os ensinamentos e os exemplos do grande médium: as histórias em quadrinhos. Gênero de fácil leitura e compreensão, os quadrinhos sempre foram lidos e cultuados pelos jovens, que procuram em suas páginas diversão, conhecimento e imaginação. Os quadrinhos são usados na educação, na informação e na cultura em geral. E também são uma excelente forma para relatar fatos reais e acontecimentos públicos. Apesar disso, as histórias em quadrinhos são um meio pouco usado para a difusão do Espiritismo. Mesmo assim, existem adaptações de casos psicografados pelo grande médium. 
Esses trabalhos foram publicados no Anuário Espírita do Instituto de Difusão Espírita. São seis adaptações de contos de Hilário Silva, dos livros Almas em Desfile e A Vida Escreve, psicografadas por Chico Xavier e Waldo Vieira. As histórias foram publicadas entre 1964 e 1968 e foram adaptadas e desenhadas por Messias de Mello. Um trabalho surpreendente esquecido nas prateleiras das bibliotecas espíritas e desconhecido para a grande maioria dos admiradores do artista. Messias de Mello é um dos maiores quadrinhistas nacionais, tendo produzido centenas de páginas de quadrinhos para o suplemento A Gazetinha (nas décadas de 30, 40 e 50) e foi cartunista e caricaturista do jornal A Gazeta Esportiva (entre 1933 e 1975), também criou HQ´s para a editora La Selva como Arrelia e Pimentinha e Oscarito e Grande Otelo.
 
Messias de Mello e o Espiritismo reproduz as seis histórias em quadrinhos, além de uma capa e 20 ilustrações que são um trabalho apurado e delicado que só o grande mestre dos quadrinhos nacionais poderia realizar. E traça um perfil detalhado do excepcional artista e ser humano chamado Messias de Mello.
 
Messias de Mello e o Espiritismo é uma publicação da editora Marca de Fantasia (com pesquisa e produção de
 Worney Almeida de Souza) e tem tiragem limitada. As vendas são feitas pelo correio ao custo de R$ 12,00 (incluído o envio postal) e podem ser feitas pelo endereço: www.marcadefantasia.com 


15/08/2011

Todos os Presidentes do Brasil

Por Worney Almeida de Souza 

A história da República no Brasil começou no dia 15 de novembro de 1889, quando os militares do Exército depuseram o velho imperador Dom Pedro II e instalaram um novo regime político inspirado no positivismo de Augusto Comte. De lá para cá foram 121 anos de governos democráticos, autoritários, parlamentares e presidencialistas, com a presença de militares, acadêmicos, políticos tradicionais e aventureiros. Oscilando entre os três poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário), nossa jovem República sempre é associada às atitudes, filosofias e ações de sua figura máxima: o presidente. 
Assim conhecer a trajetória de nossos 45 presidentes é uma forma de compor o complexo quebra-cabeça de nossa história. Essa é a proposta da revista Todos os Presidentes do Brasil (100 pgs., formato: 20,5 x 27,5 cm, editora Minuano, R$ 9,80, pesquisa, texto e produção:Worney Almeida de Souza) que está à venda nas bancas de jornais. Percorrendo a trajetória de cada um deles, apresenta a vida, a carreira política, a eleição, o governo e as situações políticas e econômicas do Brasil no período de seu mandato. Também conta o que cada mandatário fez após a Presidência e frases importantes que mostram suas ações em momentos cruciais em cada mandato. 
Todos os Presidentes do Brasil traz ainda uma breve história da República, os períodos presidenciais, todos os vice-presidentes, o plebiscito e todos os candidatos ao cargo na eleição de 2010. Finalmente revelamos momentos inusitados com outros presidentes: como os vários mandatários do Acre, um governo revolucionário em Natal, uma insurreição anarquista, uma Comuna em Manaus, o Contestado, a posse de um presidente comunista e um brasileiro que foi duas vezes presidente de Portugal. 
Todos os Presidentes do Brasil é indicado para as pesquisas escolares e é um dossiê histórico indicado para se conhecer a história do Brasil.

Garra Cinzenta - de Renato Silva

Foi lançado o álbum Garra Cinzenta (136 pgs. tamanho: 21,5 x 27,5cm, capa dura, editora Conrad, R$ 39,90) reunindo os 100 capítulos da história em quadrinhos publicada entre 1937 e 1939, no jornal tablóide paulistano chamado A Gazetinha, publicado por Cásper Líbero. Publicado em formato fac-simile (mantendo a grafia original), o álbum resgata uma das mais lendárias séries do quadrinho nacional. 
A história está repleta de assassinatos, conexões subterrâneas, laboratórios secretos, casas de ópio, uma sociedade secreta do crime e cartões que estampam uma garra ressecada assombrando uma metrópole sombria. Do lado da lei e da ordem, o inspetor Frederic Higgins, o sub-inspetor Miller e o sargento Ned. Entre seus colaboradores, a rica e glamorosa Kay Tornhill e seu irmão Henry, além do chinês Lee. Já o papel de vilão fica por conta de Garra Cinzenta, o autômato Flag e a surpreendente Dama de Negro. Considerada uma das primeiras historias policiais nacionais (embora com vários elementos de terror e de ficção), Garra Cinzenta tem influencia direta dos pulps (revistas baratas, impressas em papel de baixa qualidade, com dezenas de contos e capas coloridas para lá de chamativas. Criadas como entretenimento de massa, as pulp magazines publicavam de tudo: narrativas fantásticas de ficção científica, histórias policiais e de guerra, westerns, relatos do submundo do crime e grandes aventuras passadas em épocas e locais incomuns) e dos seriados de cinema.
A arte ficou por conta de Renato Silva, grande ilustrador carioca de revistas como Vida Doméstica, A Maçã, Vamos Ler, A Noite Ilustrada, Carioca, O Cruzeiro e A Cigarra e na revista erótica Shymmy. Na Garra Cinzenta, Renato Silva demonstra toda a qualidade de seu traço, riqueza de detalhes, construção de ambientes, máquinas e personagens. Já a identidade do roteirista é um mistério. Francisco Armond é um pseudônimo, possivelmente da jornalista e poetisa Helena Ferraz de Abreu (esposa de Manoel Ferraz, editor do Correio Universal), mas não existe confirmação de sua autoria.
A história tem uma trama envolvente, cheia de sobressaltos, ação, personagens marcantes e ambientação soturna. Ler Garra Cinzenta é voltar no tempo, conhecendo como eram contadas as histórias de suspense na década de 30. O álbum também é um resgate histórico de uma obra cultuada e pouco conhecida do fantástico quadrinho nacional.


Worney Almeida de Souza 


10/08/2011

Blog AQC-ESP abre espaço pra divulgação de lançamentos

O Blog da AQC-ESP tem atingido seus objetivos. Está mostrando as atividades da Associação, divulgando as ações e projetos de profissionais e aficionados e reunindo os quadrinhistas de todo o Brasil.Também virou referência para a mídia em geral e para a sociedade, pois somos consultados e chamados para eventos como representantes do produção nacional. 
Assim é chegada a hora de dar mais um passo. E esse movimento vai para os lançamentos de revistas, fanzines, álbuns, livros e volumes de e sobre os quadrinhos nacionais. 
- 
O espaço de nossa página principal está aberto para os autores divulgarem seus trabalhos. Para isso, enfie um texto com uma breve resenha, com a imagem da capa, preço, páginas, tamanho e local de venda (bancas e livrarias) ou forma de venda pelo correio. 

Envie para os endereços: 
aqc.waz@gmail.com 

Participe! Divulgue seu trabalho! 

WORNEY FALA DOS CLASSICOS

Abaixo links de duas entrevistas para a TV UOL sobre lançamentos produzidos pelo diretor da AQC (e ex-editor do tambem classico fanzine Quadrix): "Garra Cinzenta" pela Editora Conrad e "Messias de Mello e o Espiritismo" pela Editora Marca da Fantasia.
Worney fala do Garra Cinzenta
http://tvuol.uol.com.br/#view/id=livro-garra-cinzenta-04024E1C3768D4C11326/mediaId=11854789/date=2011-07-22&&list/type=search/q=GIBI%20RARO%20CLICTV/edFilter=all/

E fala de Messias de Mello
http://tvuol.uol.com.br/#view/id=messias-de-mello-e-o-espiritismo-04020C1B3368D4C11326/mediaId=11854360/date=2011-07-22&&list/type=search/q=GIBI%20RARO%20CLICTV/edFilter=all/

Worney Almeida de Souza
http://produtoraculturalwaz.wordpress.com/about/
Jornalista, pesquisador, produtor, editor, arte educador produtor de eventos e exposições e colecionador de quadrinhos.
Escreveu e produziu para as editoras: Press, N.G., Nova Sampa, Maciota, Combat Sport, Ondas, D-Arte, Vidente, Conrad, Ícone, Canaã, Xanadu, Gênero, Midwest, Activa, Opera Graphica, Escala, Minuano, Xamã e Mythos.
Editou, produziu, escreveu, diagramou e distribuiu, entre outros, os fanzines: “Quadrix”, “Seleções do Quadrix”, “Boletim da AQC-ESP”, “Boletim do Comix Club”, “Lixo Cultural”, “Rabo de Peixe” e “Rabo de Peixe Express”.
Colunista sobre revistas em quadrinhos e cultura pop dos seguintes jornais: Jornal “Hora do Povo” – São Paulo – diário (desde 1989 a 1999) (mais de 1.200 artigos publicados), “Jornal do Cambuci e Aclimação” – São Paulo – semanal (1991 a 2004), “Folha do Comércio de Santana” – São Paulo – semanal (desde 1995 a 1998), “Jornal do Centro – São Paulo” – quinzenal (1993 a 1996), “Jornal de Santana” – São Paulo – semanal (1992 a 1995), “Jornal Vitrine Especial” – Taboão da Serra – semanal (1994 a 1995), “Folha da Tarde” – São Paulo – semanal (1984 e 1992), “Jornal Leia SP” – São Paulo semanal (1992 a 1993) e “Jornal Vila Maria Express” – São Paulo (1994).
Produtor das 25º edições do Prêmio Angelo Agostini – O Dia do Quadrinho Nacional, desde 1983, Exposição dos 80 anos da revista “O Tico Tico”, em 1985, exposições e eventos vinculados à AQC-ESP, desde 1983 e lançamentos de publicações do Comix Club (1994 a 2005).
Participou nas publicações “Colunistas Brasileiros – 1995″ e “Colunistas Brasileiros – 1998″, do Sindicato Jornalistas de São Paulo.
Criou e operou as distribuidoras de revistas: Comix Club (1995 a 1999) e Dacta (2000 a 2008). 
Trabalhou na Assessoria de Secretaria Municipal de Abastecimento – PMSP (1987 a 1988), atendimento à mídia e no Núcleo de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde-Covisa-PMSP (2005 a 2008 ) na operação e redação da página eletrônica.
Arte educador ministrando oficinas sobre Histórias em Quadrinhos na Fundação Casa de São Paulo (SP) (2007,08 e 09 ).
Reconhecido em: Prêmio Maciota -Melhor Fanzine de 1986 (“Quadrix”), Prêmio Angelo Agostini – Melhor Lançamento de 1988 (“Garra Cinzenta”), Prêmio do Festival do Gibi – Gibiteca de Curitiba em 1989 (“Quadrix”), Prêmio Jayme Cortez de 1991 – Incentivo ao Quadrinho Nacional, Prêmio-participação Semana de HQ de Ferraz de Vasconcelos de 1995, Prêmio HQ MIX – Melhor Graphic Novel Nacional de 1995 (“À Meia Noite Levarei sua Alma”) e Prêmio Bigorna – Grande Contribuição à HQ Nacional de 2008.


DIVULGUE SEU LANÇAMENTO NO BLOG DA AQC-ESP

Enfie um texto com uma breve resenha sobre sua publicação, com a imagem da capa, preço, páginas, tamanho e local de venda (bancas e livrarias) ou forma de venda pelo correio para o email: aqc.waz@gmail.com 


20/07/2011

VAMOS DISCUTIR A LEI DOS 20% DE QUADRINHO NACIONAL?


Ilustra: Bira Dantas e Marcio Baraldi


MENSAGEM DO WORNEY

"Bira, recebi a mensagem abaixo e gostaria que você passasse para todo o pessoal da lista da AQC-ESP e de suas listas de cartunistas, quadrinhistas e ilustradores. Seria interessante que o pessoal lesse e opiniasse e enviasse as mensagens para a Patricia e para mim. Assim pode ser que nós como produtores possamos interferir em alguma coisa."
Worney Almeida de Souza 

14/07/2011

Worney Almeida convidado do programa HQ Além dos Balões


(Enviado por Fábio Sales do programa 
HQ além dos Balões)
- 
Já está no ar mais um programa HQ Além do Balões.Nosso programa foi homenageado com o Troféu Bigorna na categoria "Grande Contribuição à HQ Nacional" e foi indicado ao Troféu HQMix na categoria "Mídia sobre Quadrinhos".http://www.blogger.com/img/blank.gif

Nesta edição entrevistamos Worney Almeida de Souza, que nos falou sobre dois lançamentos de material pesquisado por ele. São dois resgates históricos. O primeiro é o livro "Messias de Mello e o espiritismo" editado pela "Marca de Fantasia". Trata-se da reunião de histórias em quadrinhos que são adaptações de contos psicografados por Chico Xavier, produzidas pelo artista Messias de Mello, além de 20 ilustrações e uma entrevista concedida na década de 80. O segundo livro é "Garra Cinzenta", uma compilação com todos os capítulos produzidos deste personagem no final da década de 30, mais um apanhado histórico desta criação. Neste livro editado pela "Conrad", Worney conta a história e os mistérios dos autores Francisco Armond e Renato Silva.

Veiculamos mais uma animação do "Tulípio", personagem desenvolvido por Eduardo Rodrigues e Paulo Stocker. Mostramos e comentamos as adaptações no estilo mangá de duas obras de Shakespeare, "Romeu e Julieta" e " Hamlet" da série "Mangá Shakespeare" que a Editora Record está trazendo para o Brasil. Também mostramos a edição nº 9 da revista "Café Espacial" recentemente lançada.http://www.blogger.com/img/blank.gif

Para acessar o HQ, além dos balões é só digitar e entrar no endereço
www.hqalemdosbaloes.com (caso o link não funcione, é só digitar o endereço em seu navegador). Estamos também no facebook, é só procurar por "HQ além dos balões". Confira também o quadro HQ, além dos balões no programa Mask, também no facebook.

Muito obrigado e um grande abraço,

Fábio Sales

20/06/2011

AQC SIGNS MOU WITH KOMACON





(By Worney Souza)
With the presence of Worney, Bira Dantas, Eder Santos and Vasqs.
-
1) Was signed (by AQC-ESP chef-director) a cooperation agreement between our brazilian cartoonists association and korean Komacon to exchange information, experiences, contacts and activities. The act was photographed and the photos and the signed document will be sent to Korea. The first act was to appoint Bira Dantas as AQC representant to participate in August, on the Bicof (Bucheon International Comics Festival).
-
2) Cartoon and Comics Magazine "Picles # 01 edition. We have received 30 works done by 12 artists. The material has very good quality (ideas, arguments and art). Franco de Rosa will create the magazine's cover, and a magazine sample to negotiate with publishers. Fernando dos Santos will do the layout. The works' quality and quick response, proves that the theme was right and that also reflects the possible interest of the public.
-
3) About 28 Ângelo Agostini, Worney told that he will no longer organize the event, but is willing to share the entire operation to his successor on continuing the activity.
-
4) Another discussed point was the end of the website Bigorna. It was suggested that AQC's blog becomes a national release page.
-
5) Worney was gifted by Bira with many BD (Comics) editions brought from Angouleme by Bira Dantas, this january.
Angouleme Comics Festival is one of the greatests in the world.
-
6) We talked about the importance on participating in International Contests and Expositions as Brazilian Parallel Cartoon Exposition in Sicaf and William MR (AQC member)'s running for votes on Sicaf Web Contest. Bira is participating on Cartoons Expositions in Croatia (Blues Festival), Italy (Fratelli and Trasimeno Blues Fest), Girona (Spain), Sardegna and Sicaf.
 Bira  18:06 0 comentários   
Reações: 

18/06/2011

Resumo da reunião da AQC dia 11/06/2011

(Por Worney A Souza)
Presentes: Bira Dantas, Eder Santos, Vaqz e Worney.
-
1) Foi assinado (pelo Worney como representante da AQC-ESP) um Acordo de Cooperação entre a associação e a Komacon para trocar informações, experiências, contatos e atividades. O ato foi fotografado e as fotos e o documento assinado serão enviados para a Coréia. O primeiro ato foi nomear o Bira Dantas como representante da AQC para participar, em agosto, do Festival de Quadrinhos de Bucheon.
-
2) Revista “Picles” 01. Até agora recebemos 30 trabalhos de 12 artistas. O material é de boa qualidade, tanto de argumentos, como de arte. O Franco de Rosa fará uma capa boneco para negociar com as editoras. O Fernando dos Santos vai fazer a diagramação. Pela qualidade dos trabalhos e pela rapidez com que reunimos todos esses trabalhos, só mostra que o tema escolhido foi acertado e que também reflete o possível interesse do público.
-
3) Sobre o 28º Ângelo Agostini, o Worney declarou que não vai mais organizar o evento, mas se dispõe a passar toda a operação aos interessados em continuar a atividade. 
-
4) Outro assunto foi o fim do sítio Bizorna. Foi sugerido que o blog da AQC passe a ter uma página só para noticiar lançamentos nacionais.

09/06/2011

NESTE SÁBADO, REUNIÃO DA AQC EM SAMPA

Na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato.
Rua General Jardim, 485, próximo ao Metrô República.
No dia 11 de junho, sábado, a partir das 14h
Todos estão convidados!

A Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) convida a todos os interessados para uma reunião que discutirá os seguintes assuntos:
1) Edição da revista "Picles" 01
2) Assinatura de MOU (Contrato de Cooperação e Troca de Informaçoes Cartunisticas e Quadrinhisticas) com os Coreanos da Komacon (com os quais mantivemos contatos em Janeiro deste ano em Sao Paulo):
"Este acordo, feito no dia 11 de Junho de 2011, entre AQC-ESP e Komacon, Associacao e Agencia de Quadrinhos Coreanos.
A intenção deste acordo e promover trocas culturais e cooperação baseada nos temas Cartum e Quadrinhos entre as duas entidades, brasileira e coreana.
AQC e Komacon objetivam o desenvolvimento industrial e cultural baseados no mercado de Cartuns e Quadrinhos:
1. Trocar informações sobre Cartum e Animacao.
2. Estimular o desenvolvimento e suporte de projetos mutuos.
3. Promover negocios que ajudem a industria do Cartum e da Animacao a crescer em todos os planos."
Mais detalhes aqui:
http://aqcsp.blogspot.com/2011/01/coreanos-invadem-sampa-e-se-reunem-com.html
Bira Dantas foi convidado (leia carta abaixo) a ser um palestrante no BICOF (Bucheon International Comics Festival) e a representar a AQC na entrega do MOU. O evento acontecera' em agosto, na Coreia do Sul.
3) 28º Angelo Agostini.


25/04/2011

NOVA EXPO DA AQC: CARTUNS MATERNOS EM PIRITUBA












O Worney organiza e nos nos convida para mais uma empreitada.
Uma exposicao apoiada pela AQC, no dia das Maes na Subprefeitura de Pirituba (SP).
A ideia era fazer algo como a Expo de Caricaturas "Semana da Mulher" na Prefeitura de Sampa.
Mas como seriam 70 caricaturas, achamos melhor que cada um dos desenhistas fizesse um cartum ou ilustra sobre mães e mulheres (com o logotipo da AQC num canto) com um espaço, dentro do desenho, para escrever o nome da homenageada. Eugenio Neves, Alisson Affonso e Tuba (da Grafar), Stocker, Edson Pelicer, Fernando dos Santos, Fabiano Carriero, Bira Dantas homenageiam as "mammas" com seus cartuns ...

13/03/2011

EXPOSIÇÃO "SE ENCONTRE NA SEMANA" EM SAMPA












Promoção:
Secretaria de Finanças SP
Apoio:
AQC SP







De 14 a 18 de março/2011
No Edifício Andraus
R. Pedro Américo, 32 (28 andar)
Pça República, Centro
São Paulo


Esta exposição é uma parceria entre AQC e Secretaria Municipal de Finanças de São Paulo, e faz parte do evento "Semana da Mulher em SF". A proposta consiste em divulgar as produções dos artistas da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas SP através da exposição de charges e caricaturas, feitas a partir de fotos das servidoras. Participam Bira Dantas, Edson Pelicer, Fabiano Carriero, Rodrigo Chica, Uenderson Mendes e William MR, sob a coordenação de Worney de Souza.
A secretaria tem cerca de 1600 funcionários, dos quais 700 são servidoras ativas. Pensando no bem estar e na valorização destas profissionais, anualmente é realizado um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que tem como objetivo proporcionar experiências e propor atividades com temas variados, voltado ao lado profissional e emocional da mulher moderna que é esposa, responsável pelo lar, amante, mãe e trabalhadora. O evento é prestigiado por todos os Servidores Públicos Municipais da Cidade de São Paulo.

AQC

http://aqcsp.blogspot.com
A Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo foi criada em 1984, para reunir os profissionais da categoria, procurando defender seus interesses e abrir perspectivas para semi profissionais e incentivar os amadores a abraçar esta arte.
A motivação principal para a associação existir foi a projeto de lei do Deputado Federal Jorge Paulo (PDT) que propunha que as editoras e jornais publicassem 50 % de seu material de quadrinhos de autores nacionais.
Logo se registrou a entidade em cartório, elegeu-se a primeira diretoria e começou-se a imprimir boletins e chamadas para a discussão. Como fruto disso, foi elaborado um texto mais aprimorado para o projeto e iniciamos uma tentativa de entendimento com os representantes das editoras.
Atuamos ativamente na greve dos funcionários da Editora Abril, fizemos o evento dos “50 Anos da Primeira Exposição Internacional de Quadrinhos” e criamos o “Prêmio Ângelo Agostini” que está na 26º edição.

OS ARTISTAS:

BIRA DANTAS


48 anos
Campinas SP
Paulistano, trabalha com HQ, ilustrações e charges desde 1979. 
Foi desenhista da revista em quadrinhos “Os Trapalhões” (Bloch) de 1980 a 82, e intercalador de desenho animado no Estúdio Briquet (Bond Boca) em 85, quando ingressou na AQC (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de SP).
Colaborou em revistas como Pântano, Tralha, Porrada, Megazine, Bundas, Em Ação (Caterpillar), EATON, IBM, 3M, Rockwell Fumagalli, Anglo, Bundas e jornais como Retrato do Brasil, Folha da Tarde (SP), Diário do Povo (Campinas), Pasquim21 e jornais Sindicais.
Ilustrou livros pra Ed. Atual (O Caderno de Perguntas de Rebecca) e pra Ática (Curso de Inglês) através da Agência de Design e Editoração Grafos. Participou de livros cooperativados da Editora Virgo como “Brasil, 500 anos”, “Fome de ver estrelas”, “Tiras de Letras”, entre outros.
Tem publicado adaptações Literárias em Quadrinhos pela Escala Educacional (Memórias de um Sargento de Milícias, D. Quixote e O Ateneu).
É professor de charge, cartum e caricatura na Escola de Arte Pandora, em Campinas. Atualmente é contratado pelo Sinergia, Sindipetro e Sindae.
Prêmios
1986 primeiro lugar em caricatura IV Salão sobre Desenho de Humor de BH
1992 menção honrosa IV Mostra de Humor de Araras (SP)
1998 prêmio Júri Popular-Internet Salão Nacional de Humor sobre fiscalização dos Gastos Públicos (UNACON Brasília)
2000 duas menções honrosas em caricatura Salão de Ribeirão Preto (SP)
2002 diploma de mérito "Zumbi dos Palmares" concedido pela Câmara dos Vereadores de Campinas/SP pela produção de um gibi sobre a vida de Zumbi
2003 19o Prêmio Ângelo Agostini, como melhor cartunista do Brasil
2002 primeiro lugar em Caricatura no Salão de Humor do Chipre Ramiz Gökçe
2004 prêmio Ângelo Agostini de melhor cartunista e menção honrosa em Cartum no Salão de Volta Redonda.
2005 foi palestrante no WCC (World Comics Conference) em Bucheon, Coréia do Sul
2007 prêmio HQmix pela revista coletiva de Quadrinhos Front (Via Lettera)
2008 prêmio HQmix pelo coletivo de Quadrinhos Quarto Mundo.
2009 menção honrosa na Competição de Cartuns Redman (China),primeiro lugar em Quadrinhos Curtos na Serbya Cartoon Fest, primeiro lugar em Tiras no Salão de Humor de Paraguaçu Paulista, publicação de HQ na revista Ziniol (Polônia), prêmio HQmix com a quadrinização de D. Quixote.
2011 organizou visita de 3 dias de Comitiva Coreana de Manhwa em São Paulo, participou do Festival de Quadrinhos em Angoulême (França)
Contato:
biradantas@globo.com
http://caricasdobira.blogspot.com
http://chargesbira.blogspot.com
http://braziliancomics.blogger.com.br

EDSON PELICER


É professor paulistano, trabalha na Fundação Casa e no CAPS/AD (Centro de Atendimento Psico Social/Alcool e Drogas) com Artes Plásticas, ministra oficinas de HQ há 3 anos. Participa do Projeto Fanzines nas Zonas de Sampa, em bibliotecas de São Paulo. Publicou o gibi "Descolado, o ECA em Quadrinhos", projeto financiado pelo FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) para divulgar e promover o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Contato:
edsonpelicer@hotmail.com
Publica seus trabalhos (e dos alunos) nos Blogs:
http://decolado-zineszonas.blogspot.com
http://hqzineszonas.blogspot.com

FABIANO CARRIERO


30 anos.
Campinas SP.
Cresceu em Araruama (Rio) onde aprendeu a gostar de quadrinhos. De volta à Campinas, fez curso de HQ e Caricatura na Pandora, Escola de Arte. Desde 2008, trabalha como caricaturista em eventos e na Feira do Centro de Convivência.
Tem publicado ilustrações, charges e tiras no Jornal da Vila, livro Tiras de Letra (Ed. Virgo) e nos fanzine “Seu Monstro” (2008) e “Acéfalos” (2011).
Participou de exposições em Campinas como Disorder (Clube Cultura Artística), Estação Guanabara, Angelo Agostini (Centro Ciências Letras e Artes), Museu Carlos Gomes, Museu de Imagem e Som; Caricas do Bem, em São Caetano do Sul (Pinacoteca Municipal); em São Carlos (Oficina Cultural Regional “Sérgio Buarque de Holanda”); além de exposições temáticas da Escola Pandora, em Shopping Centers da cidade, como Angelo Agostini, Heróis, 2010 0 ano em que faremos contato, Nações, etc.
Ministrou palestras sobre fanzines, além de contribuir em diversos sites de humor nacionais e estrangeiros. Tem sido selecionado em diversos salões de humor dentro e fora do Brasil. Conquistou menção honrosa no Salão de Humor de Limeira e 2° Lugar no Salão de Humor de Cerquilho
Contato:
fabianoeiras@hotmail.com
http://carrieroart.blogspot.com
http://www.fotolog.com/carrieroart

RODRIGO CHICA


É ilustrador, caricaturista e quadrinhista paulistano.
Ilustrou, diagramou, montou e encadernou o livro independente "A menina borracha e o menino canetinha".
Contato:
rodrigochica13@hotmail.com
Publica seus trabalhos no blog:
http://rodrigoeclipse.blogspot.com

UENDERSON MENDES


25 anos
Valinhos SP
Nascido na Bahia, trabalha como grafiteiro, é aluno de Caricatura na Pandora e professor de Grafitti. Fez caricatura de Carmen Miranda para filme de Ruy Jobim.
Foi selecionado em 2010:
Trasimeno Blues Cartoon Fest (Itália), AXE Comics (Bahia), FEDERAZIONE ASSOCIAZIONI Sarde en Italia (caricaturas de Pavarotti, Michelangelo e Ramondo Vianello).
Redman Art (China) (caricatura de Elvis Presley)
Burgos Satyr Fratelli D’Italia
Cartoon Contest Penela, Portugal (tema Teatro)
Participou das exposições:
"Angelo Agostini" (Escola Pandora, CCLA, Unicamp, CDC, Senai e Instituto Cervantes)
"2010, o ano em que faremos contato" (CIS Guanabara - Campinas/SP).
"Nações" Shopping Prado (Campinas)
Contato
uenderson.mendes@gmail.com
http://uendersonarts.blogspot.com

WILLIAM MR


Guarulhos (SP)
É cartunista e quadrinhista, publica as tiras “Watson e Pittu” noJornal Graphiq. Membro da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas SP, participa de sites e blogs como Humor daTerra,Tupixel, Ilustradores.ning e Wix.
Contato:
williammartinsribeiro@hotmail.comPublica seus trabalhos nos blogs:
http://williammrsai.blogspot.com
http://williammrstrips.blogspot.com


11/03/2011

O CARTUNISTA MAIS ROCK'N ROLL DO BRASIL FALA DO TROFÉU ANGELO AGOSTINI



(Marcio Baraldi)
http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1297088662

"Podem falar o que quiserem do Prêmio Angelo Agostini, mas que a 27º edição, que rolou sábado passado, dia 5, foi ótima, isso foi!

Sabem o que é o Prêmio Agostini? Uma verdadeira INSTITUIÇÃO do Quadrinho nacional, e de longe, abominem alguns ou não, a mais DEMOCRÁTICA! Enquanto alguns fazem macumba pro prêmio ir pro brejo, os artistas e o povão que ama os quadrinhos brasileiros, compareceram em peso e lotaram o Instituto Cervantes, novo lar do Agostini.

E que lar!!! O Cervantes tem instalações excelentes, extremamente profissionais e aconchegantes, que acolheram muitíssimo bem a categoria dos quadrinhistas, dando inicio a uma nova fase na longa carreira do prêmio. Novamente há que se louvar e parabenizar o incansável Worney, que há 27 anos conduz o prêmio como um sacerdote devoto do Santo pioneiro dos Quadrinhos. Worney, diga-se de passagem, teve ótimos aliados que ajudaram muito para que tudo corresse bem e fosse um sucesso: Bira, Fernando dos Santos e Edson Pelicer (membros da Comissão organizadora), além de Will, Daniel Esteves e a loja Comix que também contribuíram muito.

Bem, a galera lotou o auditório para assistir a palestra dos artistas Marcelo Cassaro e Petra Leão, que são da equipe responsável pelo gibi da Mônica Jovem, do Maurício de Sousa, de longe um dos gibis mais bem sucedido dos últimos tempos. Palmas para o Tio Maurício, que mesmo aos 75 anos não para de criar e de se arriscar em projetos novos. Um verdadeiro professor de vida para todos nós!

Lá fora, no saguão de entrada, a loja Comix, o Quarto Mundo e outros profissionais, com suas mesinhas, vendiam seus gibis para Deus e o mundo, enquanto muitos artistas e jornalistas batiam papo numa saudável confraternização. Numa mesa num canto estava o Danilo Beyruth autografando seu último livro, "Bando de Dois", que faturou um merecidíssimo Agostini este ano. Também tinha uma bonita exposição de vários artistas em homenagem ao "Pai de Todos" Agostini e uma HQ coletiva sendo produzida por todos os quadrinhistas que por lá estavam.

E não posso deixar de parabenizar a bonitona Cida Candido, responsável pela excelente assessoria de imprensa do evento! 

Bueno, isto dito, vamos ao prêmio. Worney estava muito feliz com o evento lotado e o ótimo clima que reinava no local, e fez um divertido papo de introdução que esquentou a platéia. A seguir veio o Bira Dantas que falou sobre o intercâmbio com quadrinhistas coreanos que ele está promovendo no Brasil, aproveitando pra sortear uns posteres de alguns artistas coreanos. Por incrível que pareça desta vez ele não tocou sua famosa gaita pentelha! Será que roubaram a gaita dele?!? Aleluia!

Na sequência, como é outra praxe democrática de Worney, alguns quadrinhistas, como Paulo dos Anjos, Eloyr Pacheco, Claudio Martini (editora Zarabatana), Daniel Esteves, Gil Mendes, entre outros, venderam seu peixe e fizeram propaganda de suas publicações.

Aí, sim, começou a premiação de fato. Worney começou anunciando o contemplado como melhor desenhista, o baiano Hélcio Rogério, que faz a excelente arte dos álbuns do Lorde Kramus, personagem do roteirista Gil Mendes. Aliás foi o próprio Gil que recebeu o prêmio no lugar de Hélcio, já que o artista não pode vir da Bahia para a premiação.

Em seguida veio o prêmio de melhor roteirista e melhor publicação independente concedido para os também baianos, Marcos Franco e Marcelo Lima, pelo gibi "Lucas da Feira de Santana", que narra a história de um polêmico cangaceiro que apavorou o sertão da Bahia no século 19. Inclusive o gibi também é desenhado pelo Helcião que ganhou como melhor desenhista.

Os três baianos não puderam vir mas gentilmente mandaram um vídeo onde agradeceram emocionados pelo prêmio. Quem recebeu os prêmios por eles foram, respectivamente, José Salles e Paulo Ramos. Esta foi uma edição do Prêmio em que a Bahia realmente fez bonito e marcou presença, arrebatando o troféu em três categorias. Merecidíssimas, por sinal! Parabéns aos baianos, que além de ótimos profissionais, correram atrás do prejuízo e lutaram pra quebrar essa hegemonia paulista nos Prêmios de HQs, cujos resultados viciados e polêmicos, precisam mudar URGENTEMENTE!!!

Após, fui chamado, eleito melhor cartunista, para receber o 11º Prêmio Agostini da minha carreira. Imediatamente fiz um discurso enfático onde procurei deixar claro mais uma vez a necessidade de ambos os prêmios, Agostini e HQ Mix, criarem regras para impedirem as sucessivas repetições de um mesmo ganhador. Conclamei para que ambas as comissões organizadoras ouçam as reclamações da categoria e realizem mudanças concretas pautadas por elas. Já tinha dito aqui no Bigorna anteriormente (veja a matéria aqui), que eu e o Edgard Guimarães, não podemos mais concorrer ao Agostini, além da necessidade do prêmio criar novas categorias como "jornalista especializado" e "mídia sobre quadrinhos" (no mínimo mais essas duas), e tornei a dizê-lo em público. Acredito que entenderam a mensagem, pois fui bastante aplaudido. De quebra, ganhei o apelido de "Capitão Nascimento" do Quadrinho Nacional. Muito obrigado!

Foi então que surgiu Danilo Beyruth para receber o prêmio de melhor lançamento do ano, pelo "Bando de Dois". Livrão muito bonito que a crítica aplaudiu unanime e merece vender bastante.

Depois, o mineiro Edgard Guimarães recebeu seu 20º (?!?) prêmio pelo fanzine "QI", e o editor José Salles, da Júpiter II, recebeu o prêmio "Jayme Cortez", pela sua contribuição a HQ Nacional. Salles é figura polêmica dentro da cena da HQ Nacional, alguns o desprezam, mas quem tem o juízo bem regulado não pode negar sua importância para o quadrinho independente brasileiro. Quantas pessoas teriam a coragem e paixão que ele tem para investir uma pequena fortuna numa causa que, na imensa maioria das vezes, não lhe trouxe retorno financeiro algum?!? Independente de seus posicionamentos polêmicos, Salles é o Dom Quixote da HQ Nacional e merece todo o respeito e reconhecimento.

Por fim vieram os cinco mestres da HQ brasileira, Dag Lemos (com sua filha lindaaaaaaaaaa!!!), Eduardo Vetillo, E.C.Nickel, Elmano Silva e Novaes para receberem seus troféus de Mestres. Destaque para o colecionador de Quadrinhos da Era de Ouro (anos 30 aos 50) e grande entusiasta do quadrinho nacional Antônio Amaro, que entregou o prêmio para o mestre Dag Lemos. Emocionado, Amaro lembrou que possuía em sua super coleção muitos gibis desenhados por Dag. Um encontro muito bacana entre fã e artista! Lembrando a todos que sem os fãs, os artistas não seriam porcaria nenhuma, capiche?!? Bira Dantas entregou o prêmio a Eduardo Vetillo, que foi seu primeiro chefe e lhe ensinou muita coisa na profissão. Foi um bonito reencontro de aluno e professor. A seguir Eloyr Pacheco recebeu o prêmio por E.C.Nickel, que mora em Santa Catarina e não pode comprecer, o mesmo ocorreu com Elmano Silva, que não pôde ir de Pernambuco para o evento e, portanto, coube ao Jorge da loja Comix, representá-lo. Para finalizar, o grande Franco (uma das figuras mais importantes e fundamentais da HQ Nacional desde sempre) entregou o prêmio ao seu broder Novaes, grande cartunista/chargista brasileiro.Tudo num clima muito animado e de alto-astral!

E assim encerrou-se mais uma edição do mais antigo e tradicional prêmio de Quadrinhos do Brasil. O primeiro do ramo e o único que é decidido 100% pela vontade da categoria dos quadrinhistas desde seu início. E se depender do Worney, assim será até o fim!"

Fotos: Maurício Morais e Cida Candido




















Algumas legendas (hilárias) do Baraldão:
"Auditório lotadaço!!!
Dedy "Fantasma" Edson entrega o prêmio a Edgard Guimaraes.
Exposição de cartuns em homenagem ao Vovô Agostini.
Eloyr Pacheco recebe o prêmio por E. C. Nickel, de Santa Catarina.
Fernando "Fercom" dos Santos entrega o prêmio ao gatíssimo Baraldão.
O colecionador Antônio Amaro entrega o Prêmio ao Mestre Dag Lemos.
Bira entrega o prêmio ao seu ex-professor, o Mestre Eduardo Vetillo.
Gil "Lord Kramus" Mendes recebe o prêmio pelo Hélcio Rogério, da Bahia, das mãos do Renatinho Lebeau (impulso HQ.
Jorge recebe o prêmio pelo mestre Elmano Silva, de Pernambuco, das mãos de Franco de Rosa.
O "minúsculo" Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos) recebe, das mãos de Will, o Prêmio do Lucas da Villa (melhor Lançamento independente), pois os autores não puderam sair da Bahia.
O roteirista baiano Marcos Franco mandou um vídeo agradecendo o prêmio.
Franco entrega o prêmio ao broder Novaes.
Fábio Salles entrega o prêmio a José Salles! Serão todos da mesma família???? Olha o nepotismo ai, heim?!?
Palestra da Petra Leão e do Marcelo Cassaro lotou!!!
Edson Pelicer entrega o prêmio a Danilo Beyruth, pelo livro Bando de Dois.
José Salles recebe o prêmio por Marcos Franco, da Bahia, das mãos de Will Sideralman."

Para ver todas fotos e respectivas legendas:
http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1297088662


10/02/2011

FOI BONITA A FESTA, PÁ!

(por Bira Dantas)
-
Eu começo este texto, parafraseando o inspiradíssimo Chico Buarque.
Foi bonita mesmo!
A premiação literalmente bombou.
O auditório estava lotado. Nossos agradecimentos ao Worney (um verdadeiro herói na defesa da Memória do Quadrinho Nacional), Instituto Cervantes (que através da Laís, do Depto Cultural, disponibilizou um ótimo espaço ao evento), à Cida Cândido que fez uma ótima assessoria de imprensa (que resultou numa bela matéria do Diario de S.Paulo), a todos que promoveram e propagandearam o evento e aos que estiveram presentes..
Pois o lado de fora do auditório também bombou.
A palestra de Marcelo Cassaro e Petra Turma da Monica Jovem) foi disputadíssima.
O jornal da ABI especial sobre Quadrinho Brasileiro, levado pelo editor Francisco Ucha, fez o maior sucesso. Segundo Franco de Rosa:
"Não lançamos o nosso Especial de Quadrinhos pela Escala, mas o Jornal da ABI fez algo muuuuuito parecido. Inclusive dando destaque a Mauricio de Sousa. O Jornal está espetacular. Confiram..."
http://www.readoz.com/publication/read?i=1033687#page1
As bancas do Quarto Mundo, Crás Editora e Comix levaram o que há de novo no mercado dos Quadrinhos brasileiros: o premiado Bando de Dois (finalmente conheci o fantástico Danilo Beyruth, que autografou e pincelou maravi-tenebrosos desenhos), gostei de World Police e Anjos da Mata (Wilson Kohama), Em busca das Estrelas e Rafe (Thiago Spyked), no estande da Comix pude comprar os ótimos ScaryGirl, Peixe Peludo, 676 Aparições de Killoffer e o belíssimo livro de HQs da família Matuck...
Nanquim descartável em edição super-especial. Daniel Esteves traz a nata dos desenhistas para colocarem no papel toda a verborragia quadrinhística de San, Ju, Pedro e seus amigos. Wanderson de Souza, Alex Rodrigues, Carlos Eduardo, Fred Hildebrand, Wagner de Souza, Mario Cau, Julio Brilha e Mario Cesar dão um show de virtuosismo em matéria de desenho, mas Mario Cau esnoba em várias técnicas do nanquim, grafite e aguada.
O sempre ótimo e criativo Subterrâneo surpreende sempre.
Encontrar amigos como Edu Mendes, Edu Vetillo, Edgard Guimarães, Gazy Andraus, Luigi Rocco, Dedo Zuka, Marcio Sno (com seu "Fanzineiros do Séc. passado), Fernando dos Santos, Vasqs, Fausto, Daniel Alves, Caio Majado, Will, Hugo Nanni, Eloyr Pacheco com sua bela e nova edição de Escorpião de Prata, Daniel, Worney (e filhos) e mais tantos que só vou lembrar quando esta entrevista estiver publicada (rs).

FALANDO DO UMBIGO
Na hora de mostrar o que está fazendo, Eloyr Pacheco falou de novos projetos; Gil Mendes distribuiu um appetizer do notável Lorde Kramus, Quadrinhos de capa, espada e magia, sempre acompanhado de ótimos desenhistas, Claudio Martini se emocionou ao falar das últimas edições, novos projetos de sua pequena e brava editora Zarabatana e Paulo Miguel disse que seu Zine Benjamin Peppe está aberto a colaborações pelo e-mail
benjaminpeppe@gmail.com. Eu falei da visita do grupo de quadrinhistas e agentes de Quadrinhos coreanos a São Paulo, e do contato deles com a AQC (brevemente, postarei os detalhes da reunião).
Worney distribuiu posteres presenteados pelos coreanos à AQC. Dentre as perguntas, quem foi o primeiro quadrinhista coreano (rs), a data da publicação de As Aventuras de Nhô Quim por Angelo Agostini e o significado da sigla EBAL.
O pessoal tava afiado e acertaram quase todas.

A PREMIAÇÃO
A alegria dos colegas de HQ baianos, Helcio Rogerio e Marcos Franco do fantástico e premiadíssimo independente Lucas da Vila de Sant'ana da Feira, foi demais. Eles enviaram vídeo agradecendo a votação e mostraram que o Quadrinho regional bem feito pode sim ganhar o Brasil inteiro e o mundo. Sem fronteiras.
Marcio Baraldi, como sempre, disparou críticas aos que criticam o Troféu Angelo Agostini, mas propôs que criemos uma regra em que o profissional não receba mais que 5 vezes o mesmo prêmio.
Edgar Guimarães não falou muito. Nem precisava, mostra que seu fanzine QI ainda é o mais querido e o mais votado. Parabéns a ele!
A emoção de Dag Lemos, com seus quase 80 anos, Novaes, Franco e Eduardo Vetillo, que ganharam como Mestres foi o ponto alto da tarde. E.C. Níquel e Elmano Silva não puderam estar presentes.
Mas a imprensa especializada esteve lá: Heitor Pitombo, Jota Silvestre, Manoel de Souza, Renato Lebeau, Paulo Ramos.
A HQ coletiva de Edson Pelicer ganhou muitos mais quadros interessantes, apesar do pessoal estar mais interessado em bater papo e ouvir debates do que em desenhar.
A exposição "ANGELO AGOSTINI INVADE" invadiu o Cervantes em Sampa, depois de evadir de Campinas, onde invadiu a Escola de Arte Pandora, o CCLA, o CDC e o NEPO (Unicamp) e o Senai. É uma satisfação ver que tanta gente de fora do círculo normal, vai tendo contato com o trabalho deste gigante...

MENINO-PRODÍGIO
Marcio Baraldi não é Robin, mas chega perto.
O cartunista mais rock'n roll do planeta mostra que tem uma memória prodigiosa (é incrível, ele lembra de tudo) e não tem papas na língua. Quando é pra defender um dos prêmios mais populares do Quadrinho nacional, ele arregaça as mangas e defende mesmo! Como gritaram lá na premiação:
"Ele é o Capitão Nascimento da HQ brazuca!"
http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1297088662

VÍDEOS DO ELYDIO
Enquanto a turma do webTV "HQ, Além dos Balões" não posta a cobertura total do evento, vocês podem assistir aos vídeos de Elydio Santos Neto:
Cavatina, homenagem a Agostini e Cervantes
http://www.youtube.com/watch?v=LBpdmrhajfE
Gaita com Bolsa Guitar
http://www.youtube.com/watch?v=wyRZVO-5iGw
Explicando a exposição:
http://www.youtube.com/watch?v=xnsdRVtYd3k

DANILO BEYRUTH NO BLOG DO LEBEAU:
http://rquadrinhos.blogspot.com/2011/02/novidades-zarabatana-e-danilo-beyruth.html
“Estou realmente satisfeito com o Bando de Dois. Ainda mais porque no ano de 2010 tiveram muitos bons lançamentos. Para mim isso é um reconhecimento em dobro. Não esperava a repercussão, mas é claro que como todo artista fiz a obra para ser o meu melhor trabalho já realizado”, disse Danilo.

FINALIZANDO
Como cantou Chico Buarque: "Foi bonita a festa, pá..."
Até ano que vem, com mais homenagem ao precursor e ícone do Quadrinho nacional.

05/02/2011

É HOJE A ENTREGA DO TROFÉU


05/02/2011

TROFÉU ANGELO AGOSTINI REPERCUTE NA WEB

http://gibitecacom.blogspot.com/
http://www.omelete.com.br/quadrinhos/premio-angelo-agostini-2011-bando-de-dois-e-premiado
http://impulsohq.com/noticias/27%C2%BA-angelo-agostini-resultado
http://comix.com.br/blog/?p=10768
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=28985&op=4
http://www.comunique-se.com.br/conteudo/materia_prima/ver_materia_prima.asp?menu=MP&id_tipo=3&id_post=182934&caller=/home.asp
http://www.jornow.com.br/jornow/noticia.php?idempresa=1944&num_release=35928
http://www.casadosquadrinhos.com.br/acontece.php?cod_evento=124
http://cultureba.com.br/2011/02/03/premio-angelo-agostini-acontecera-neste-sabado
http://francinildosena.blogspot.com/2011/01/ganhadores-do-27-premio-angelo-agostini.html27-premio-angelo-agostini.html
http://www.bigorna.net/?secao=noticias&id=1296646853
http://www.publishnews.com.br/telas/noticias/detalhes.aspx?id=61964
http://zinebrasil.wordpress.com/2011/01/11/27-agostini/
http://www.puropop.com.br/quadrinhos/2011/02/01/confira-os-vencedores-do-premio-angelo-agostini/
http://www.osobrancelha.com/2011/02/entrega-do-27-trofeu-angelo-agostini.html
http://www.papodequadrinho.com/2011/01/sai-resultado-do-27-premio-angelo.html
http://universoinsonia.com.br/category/eventos
http://impacto-quadrinhos.blogspot.com/2011/01/27-premio-angelo-agostini-associacao.html
http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n04022011_01.cfm
http://www.feiradesantana.muraldacidade.com/videos.php?tag=%20Angelo%20Agostini
http://garotasgeeks.com/wordpress/2011/01/30/dia-do-quadrinho-nacional
http://www.projetocontinuum.com/

E na Imprensa escrita (graças à assessoria de 
Cida Cândido):

20/01/2011

CONVITE - 27º Troféu Angelo Agostini


DIVULGUE SEU LANÇAMENTO NO BLOG DA AQC-ESP

Enfie um texto com uma breve resenha sobre sua publicação, com a imagem da capa, preço, páginas, tamanho e local de venda (bancas e livrarias) ou forma de venda pelo correio para o email: aqc.waz@gmail.com 


12/01/2011

RESULTADOS: 27º Ângelo Agostini e o Dia do Quadrinho Nacional


A Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) e o Instituto Cervantes, com o apoio do Coletivo Quarto Mundo, da Comix Book Shop e da Inarco Internacional, promovem a entrega do 27º Premio Ângelo Agostini, aos melhores do quadrinho nacional do ano de 2010.
Ângelo Agostini foi quem realizou a primeira história em quadrinhos, em seqüência e com um personagem fixo, no Brasil, que começou a ser publicada em 30 de janeiro de 1869. O nome dessa HQ era "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte", que duraria nove capítulos pelo traço de Agostini. 
O evento foi criado em 1984, como O DIA DO QUADRINHO NACIONAL, para marcar a publicação do primeiro capítulo de “Nhô Quim” e homenagear os melhores artistas do ano anterior e destacar os mestres do quadrinho nacional.
Através da votação realizada entre profissionais da área, amadores, estudiosos e aficionados pelos quadrinhos nacionais, foram eleitos: 

Melhor Desenhista – Hélcio Rogério
Melhor Roteirista – Marcos Franco 
Melhor Cartunista – Marcio Baraldi
Melhor Lançamento – Bando de Dois (Editora Zarabatana)
Melhor Lançamento Independente – Lucas da Vila de Sant´anna da Feira 
Melhor Fanzine – QI (Edgard Guimarães)
Troféu Jayme Cortez – José Salles (Editora Júpiter II)
Mestres do Quadrinho Nacional: Dag Lemos, Eduardo Vetillo, E.C. Nickel, Elmano Silva e Novaes 
-
O evento também é um momento de encontro entre grandes artistas, jovens talentos e fãs da arte desenhada e tem a programação a seguir: 


13:00h Abertura do espaço do Coletivo Quarto Mundo e da Comix Book Shop
13:30h Abertura da Exposição “Ângelo Agostini Invade o Instituto Cervantes”
14:00h Palestra: “O Universo da Turma da Mônica Jovem” com Marcelo Cassaro e Petra Leão
15:00h Entrega dos Prêmios Ângelo Agostini aos melhores do quadrinho nacional do ano de 2010

Durante todo o evento:

Criação de uma HQ coletiva gigante (os presentes serão convidados a desenhar uma seqüência de uma HQ, com tema escolhido no início dos trabalhos).

A festa será realizada no dia 05 de fevereiro de 2011, sábado, a partir da 13h, no Espaço Cultural Instituto Cervantes, Avenida Paulista, 2439, (próximo à Rua da Consolação). Maiores informações pelo telefone: (11) 3987-9609.
A entrada é franca e todos estão convidados!

Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do 
Estado de São Paulo (AQC-ESP) 
blog: www.aqcsp.blogspot.com
-

04/01/2011

Apuração dos votos do 27º Angelo Agostini


A AQC-ESP fará uma reunião no dia 08/01/2011, sábado, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, Rua General Jardim, 580, próximo do metrô República, a partir das 14h. A pauta é a seguinte:apuração dos votos enviados para o 27º Angelo Agostini; encaminhamento do encontro com os coreanos (12/01/2011) e edição da "Picles" 01. 

Sobre o evento informamos que a entrega dos troféus será no dia 05/02/2011, no Instituto Cervantes, na Avenida Paulista, 2439, próximo à rua Consolação (fone: 3987-9600) e que a programação será a seguinte: 

13:00hs Abertura do espaço do Coletivo Quarto Mundo e da Comix 

13:30hs Abertura da Exposição “Ângelo Agostini Invade o Instituto Cervantes” 

14:00hs Palestra: “O Universo da Turma da Mônica Jovem” com Marcelo Cassaro e Petra Leão 

15:00hs Entrega dos Prêmios Ângelo Agostini no 27º Dia do Quadrinho Nacional. 

Todos os interessados estão convidados!

05/12/2010

CÉDULA DE VOTAÇÃO DO 27º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI

Preencha a cédula e envie para nosso endereço: AQC-ESP/ Worney Almeida de Souza Caixa Postal 675 SP (SP) cep 01031-970 ou para o endereço eletrônico:premioangeloagostini@gmail.com. O prazo é até 05 de janeiro de 2011. Vote na categoria de Mestres do Quadrinho Nacional em TRÊS nomes e nas outras categorias vote em DOIS nomes, indicando 1 e 2 lugares.

Participe e prestigie o quadrinho nacional e seus artistas!

Quem preferir pode baixar a cédula em arquivo .DOC, 
clicando aqui.

CÉDULA VOTAÇÃO PARA O 27º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI

AQC-ESP

MELHOR DESENHISTA DE 2010 _____________________________________________________



_____________________________________________________

MELHOR ROTEIRISTA DE 2010 ______________________________________________________

______________________________________________________

MELHOR LANÇAMENTO DE 2010 ______________________________________________________

______________________________________________________

MELHOR LANÇAMENTO INDEPENDENTE DE 2010

_______________________________________________________

__________________________________]

MELHOR FANZINE DE 2010 ________________________
______________________________________________________

PRÊMIO JAYME CORTEZ _______________________________________________________

_______________________________________________________

MELHOR CARTUNISTA DE 2010 ________________________________________

________________________________________________________

MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

__________________________________________________________




__________________________________________________________

04/12/2010

Participe da “Picles” 01


Agora é para valer! Estão abertas as páginas da“Picles” #01. O tema é a futura presidente do país:Dilma Rousseff. A ideia é utilizar a eleição, a figura e toda a situação da campanha para fazer humor. Não é necessário fazer um trabalho de cunho político, mas usar o mote para produzir uma boa revista de sátira. 

O objetivo é o seguinte: produzir uma revista em tamanho: 15 x 21 cm, colorida, com 36 páginas (com a capa), para ser lançada em bancas de jornais e gibiterias.

A proposta é que sejam reunidos pelo menos 15 artistas, e cada um poderá participar e ocupar até 02 páginas da revista com HQs, cartuns, charges ou tiras.

Os trabalhos serão avaliados e selecionados por uma comissão de representantes da Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo. (AQC-SP)

ATENÇÃO para as medidas que os trabalhos deverão seguir: 
História em quadrinhos – 01 ou 02 páginas - 14 x 20 cm. 
Tiras – 04 ou 08 por autor - 14 x 05 cm.
Charges, cartuns ou caricaturas 02 ou 04 por autor – 14 x 9,5 cm. 

NÃO enviar trabalhos fora dessas proporções!

Como citado à cima, cada autor poderá ocupar uma ou duas páginas no máximo!

O prazo de recebimento será até o dia 12/02/2011. Os trabalhos devem ser enviados para o seguinte endereço eletrônico: aqc.waz@gmail.com 
Com assunto “Picles 01”

Participe! Envie seus trabalhos!

Worney Almeida de Souza.

02/12/2010

Resumo da reunião da AQC-ESP (27/11/2010)

Presentes: Bira Dantas, William Martins, Fernando dos Santos, Edson Pelicer e Worney Almeida. 

A reunião foi realizada para encaminhar a preparação do 27º Ângelo Agostini. O local do evento (que será realizado no dia 05/02/2011) está em negociação, mas deve ser definido em breve.

Além da premiação teremos uma palestra sobre roteiros, a exposição “Ângelo Agostini Invade...” e uma banca de venda de revistas independentes. 

Foi aprovada a cédula de votação que vai para o ar no blog da AQC, no Bigorna e no HQ Além dos Balões. E impressa no “QI” do Edgard Guimarães.

A votação vai até o dia 05/01/2011 e a apuração será logo depois, aberta a todos os interessados. Foi também planejado o convite e o pedido de entrega dos troféus.

Foi decidida a abertura das paginas “Causos da AQC” e “Humor da AQC” para todos os interessados em publicar seus trabalhos e textos. 

Sobre a “Picles”# 01 escolheu-se o tema para a criação: Dilma Rousseff. Os trabalhos devem ser enviados até 12/02/2011 e teremos pelo menos 15 artistas participando com duas páginas cada um. 

A próxima reunião será no início de janeiro do ano que vem para a apuração dos votos e a preparação final do 27º Ângelo Agostini.

30/11/2010

PARTICIPE DO 27º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI

PARTICIPE DO 27º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI

Em fevereiro de 2011 realizaremos o 27º DIA DO QUADRINHO NACIONAL, com a entrega do Prêmio Ângelo Agostini. Podem participar todo quadrinhista (profissional ou amador), estudioso, colecionador ou aficionado pelo quadrinho nacional, basta preencher a cédula e enviar para a caixa postal da AQC-ESP, para os endereço eletrônico: 
premioangeloagostini@gmail.com, até 05 de janeiro de 2011 (se não quiser ou não souber, não há a necessidade de votar em todos os itens). Feita a apuração, os vitoriosos serão homenageados, com direito a uma exposição, troféu e muita badalação. O resultado final e o local da festa serão divulgados no final de janeiro em revistas, em jornais de circulação nacional, no blog da AQC-ESP, no sítio do Bigorna e no QI.

OS CRITÉRIOS

Existem seis categorias no prêmio Ângelo Agostini. Na categoria MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL devesse votar em CINCO artistas que tenham se dedicado aos quadrinhos, pelo menos nos últimos vinte e cinco anos.
A lista de grandes profissionais que podem ser lembrados e votados para o prêmio de MESTRE DO QUADRINHO NACIONAL é a seguinte:

DÉCADA de 50: Fernando Lisboa.
DÉCADA de 60: José Meneses, Mario Jaci, Luiz Meri, Kazuhiro, Wilson Fernandes, Dag Lemos, Manoel Ferreira, Maria das Graças Maldonado, Marcos Maldonado, Francisco de Assis, Nilzon Azevedo, Lucaz, Edmo Rodrigues, Fernando Almeida, Josmar Fevereiro, Edgard de Sousa, Antonio Martins, Manuel Nunes, Joseval e Clip Pop.
DÉCADA de 70 e 80: Osvaldo Sequetin, Nelson Padrella, Wanderley Felipe, Ailton Elias, Eduardo Vetillo, Bira Câmara, Altair Gelattti, Gustavo Machado, Antonio Cocolete, Itamar Borges, Alain Voss, Julio Emílio Braz, Novaes, Toninho Lima, Elmano, E. C. Nickel, Cesar Lobo, Francisco Vilachã, e Pedro Mauro Moreno.
FANZINES: José Agenor Ferreira, Aimar Aguiar e Gutemberg.
ESTUDIOSOS: Dagomir Marquezi e Sérgio Augusto.
Evidente que podemos não ter lembrado de algum artista, mas que você considerá-lo para a votação incluindo-o na lista.

Nas categorias de MELHOR DESENHISTA, MELHOR ROTEIRISTA e MELHOR CARTUNISTA devesse apontar qualquer profissional ou amador que esteve em atividade durante o ano de 2010. Procure folhear revistas, consultar coleções e se informar. Não esqueça dos profissionais que desenvolvem seu trabalho nos grandes estúdios, como o de Maurício de Sousa, que têm seus nomes poucos divulgados.
No MELHOR FANZINE é considerado o título publicado durante o ano de 2010 (mesmo que exemplar único), que seja caracterizado como fanzine, ou seja, com informações, notícias, resenhas ou notas sobre quadrinhos. Não confundir com revistas em quadrinhos independentes, que podem ser votadas na categoria de Melhor Lançamento.
Já no MELHOR LANÇAMENTO valem todas as publicações com produção de artistas nacionais que tiveram seu número 1, exemplar especial ou número único lançado em 2010, para o mercado brasileiro. Para ajudar a escolha publicamos uma lista de revistas que saíram neste ano. Evidente que podem surgir novos lançamentos e publicações que não estão na lista, nada impede que você vote numa outro exemplar, indicando a editora ou o editor.
Esse ano, introduzimos mais uma categoria MELHOR LANÇAMENTO INDEPENDENTE. Destacando os lançamentos que tiveram o primeiro número, especial ou número único lançado em 2010, para o mercado brasileiro, editado pelo próprio autor ou por pequenas editoras, de baixa tiragem.
Finalmente, o prêmio JAYME CORTEZ vai para quem tenha incentivado nossa arte através da divulgação, edição, promoção ou qualquer ação que tenha aberto espaço para o quadrinho nacional, também durante o ano de 2010.

-

30/11/2010

Lista de indicados ao 27º Angelo Agostini

LISTA DE LANÇAMENTOS DE 2010

Nessa lista você encontrará o nome do lançamento e entre parênteses o nome da editora ou do editor independente. A lista está colocada de maneira aleatória, sem preferência ou favorecimento. Caso você conheça algum outro lançamento que não esteja relacionado, vote nele, indicando a editora ou o autor. A lista abaixo vale para as categorias: Melhor Lançamento e Melhor Lançamento Independente.

catálogo Ilustra Brasil! 7 - SIB
Cirilo Rasga Beiço - INDEPENDENTE
Cócegas no Raciocínio - GARIMPO
Codinome V - O herói em V de Vingança - MARCA DE FANTASIA
Conthq - SM
Destemido - UFSJ de Divinópolis
Diário da Julieta - As histórias mais Secretas da Menino Maluquinha - GLOBO
Drácula de Bram Stoker - ESCALA
EntreQuadros - A Walk on the Wild Side - BALÃO Almanaque Papa-Capim & Turma da Mata # 1 - PANINI
Anita Garibaldi INDEPENDENTE
As Desventuras de Davi INDEPENDENTE
Assim Falava Zaratustra - Dos céus aos quadrinhos - DEVIR
Bando de dois - ZARABATANA
Banzo e Benito - ZARABATANA
Ber the bear - MARCA DE FANTASIA
Bidu arrasando! - L&PM
Bienvenido - Um passeio pelos quadrinhos argentinos - ZARABATANA
Cachalote - CIA DAS LETRA
MSP + 50 - Mauricio de Sousa Por Mais 50 Artistas - PANINI
Mundinho Animal - LEYA POP
Na Kombi - LEYA POP
Níquel Náusea - A vaca foi pro brejo atrás do carro na frente dos bois - DEVIR catálogo Craques do Cartum na Copa - CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Espetacular Arte de Desenhar Quadrinhos - SENAC
FERCOM! Reprises QUASE inéditas - INDEPENDENTE
Gefangene - Sem Saída - ZARABATANA
Vapt e Vupt – HQM
Tias de Letra, Agora ou Nunca (Virgo)
Vaccarezza - PT
Gibi do Glauco - FOLHA DE S.PAULO
Hector & Afonso - Os Passarinhos - BALÃO
Lina - ESTAÇÃO LIBERDADE
Lorde Kramus # 1 - INDEPENDENTE
Loucas de Amor em Quadrinhos - IDEIAS A GRANEL
Maria Erótica e o Clamor do Sexo - Imprensa, Pornografia, Comunismo e Censura na Ditadura Militar: 1964/1985 - PEIXE GRANDE
Memórias Póstumas de Brás Cubas - DESIDERATA
Menthalos - ANNA BLUME Homem Gravidade Zero - JABOTICABA
Jam # 1 - INDEPENDENTE
Jambocks # 1 - Prelúdio para a guerra - ZARABATANA
Joaquim Nabuco - A Voz da Abolição - MASSANGANA
Joquempô - DEVIR
História do Brasil em Quadrinhos, Lula - Sarandi
Katita - O preconceito é um dragão - MARCA DE FANTASIA
Leão Negro - Histórias de família - HQM
Leão Negro - O Filhote - HQM
Virgens Kamikazes - Tetsuo
Tempos Atuais – Cristiano F. Silva
Pavão Misterioso, Cordel em Quadrinhos - Luzeiro
O Espetacular Homem-Caveira 1 – Zilson Costa
Icfire Action 1 – Chagas Lima
Hector & Afonso – Estêvão Ribeiro
Entendendo a Linguagem das HQs – Edgard Guimarães
Katita: O Preconceito é um Dragão – Marca de Fantasia
Ber the Bear – Marca de Fantasia
Oriok 1 – Chagas Lima
Ação e Reação 1 – Alcivan Gameleira
Almanaque Meteoro 1 – Roberto Guedes
Brigada das Selvas – Editora Júpiter II
Cartilha Cartum Copa do Mundo – Aldo Maes dos Anjos
Space Opera 1 – Editora Júpiter II
Vulto 20 Anos – Editora Júpiter II
Três Centos de Cartuns – Edgard Guimarães
Silas Verdugo – Marca de Fantasia
Dominique 1 – Chagas Lima
O Novelo Mortal – Luís Felipe
Saperlipopete – Roberto Hollanda
Vertigem – Ronaldo Rony
A3 Quadrinhos 1 – Matheus Moura
Caverna dos Gibis 1 – Denilson Rosa dos Reis
Codinome V – Marca de Fantasia
Enquanto Isso... – Will
Revista do Sesquicentenário de Brusque – Aldo Maes dos Anjos
Salomão Ventura – Giorgio Galli
Tela HQ – Denilson Rosa dos Reis
Xaxado e sua Turma 1 – HQM
Meia-Lua – Editora Júpiter II
Chet – Ink Blood Comics
FERCOM! Especial – Fernando dos Santos -INDEPENDENTE
Via Universal – Gazy Andraus
Expressão Zine – Gazy Andraus
Quando Tem que Ser – Marca de Fantasia
Lucas da Vila de Sant’ana da Feira – Marcelo Lima
Kuei – Marcelo Lima
Área 71 – HQ Independente Bahia
Smack! O Beijo nos Quadrinhos - CENTOPEIA
SOQ – Só Quadrinhos - INDEPENDENTE
Space Opera - INDEPENDENTE
Space Opera # 1 - INDEPENDENTE
Super-Heróis nos Desenhos Animados - EUROPA
Tiras de Letra Agora ou Nunca - VIRGO
Tongo Comics - INDEPENDENTE
Tormenta - JUPITER II
O Astronauta - ou Livre Associação de um Homem no Espaço - ZARABATANA
O Mistério da Mula sem Cabeça - VIA LETTERA
O Príncipe do Best Seller - HQM
Os Sousa - Desventuras em família - L&PM
Pindura 2010 - INDEPENDENTE
Post Escriptum - INDEPENDENTE
Promessas de Amor a Desconhecidos Enquanto Espero o Fim do Mundo - Vol. 1: Limbo - INDEPENDENTE
Quadrinhos Sacanas - PEIXE GRANDE
Quadrinize - DIGA COMICS/EDITORA VIRTUAL INFINITUM
Quebra-Queixo Technorama - DEVIR
Quilombo Orum Aiê - RECORD
Relatório Ota do Sexo - LEYA POP
Revista A3 Quadrinhos # 1 - INDEPENDENTE
Ronaldinho Gaúcho Especial # 1 - PANINI
Samurai - Até o fim do mundo - DEVIR
Sarau da Mariazinha - INDEPENDENTE
Silas Verdugo - Origem - MARCA DE FANTASIA
Silas Verdugo, o Homem do Patuá: a origem - MARCA DE FANTASIA
Skrotinhos - L&PM
Histórias Sagradas 1 – Júpiter II
Entes Perpétuos – Kalaco
Luluzinha Teen, Lulu Sother – Pixel
Senninha e sua Turma 01 – HQM
Amostra Grátis # 2 - INDEPENDENTE
SIC) CONRAD
ABC Zine # 1 - INDEPENDENTE
Alameda da Saudade - JUPITER II
Aline e Pastor da Noite - NHQ
Almanaque Meteoro - INDEPENDENTE Triste Fim de Policarpo Quaresma - DESIDERATA
Turma da Mônica - De quem é este coelho? - L&PM
Turma da Mônica - Mônica está de férias - L&PM
Vascão - O gigante da colina em quadrinhos - GLOBO
Verdão - O campeão do século em quadrinhos - GLOBO
Vitral - HQM
Vó - LEYA POP
Xampu - Lovely losers - DEVIR
Xaxado e sua Turma # 1 - HQM
Yeshuah - O Círculo Interno o Círculo Externo - DEVIR
Entidade - ERICK JESUS

27/11/2010

Prêmio ANGELO AGOSTINI

O DIA DO QUADRINHO NACIONAL E O TROFÉU ANGELO AGOSTINI


A AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo) foi criada em 1984, para reunir os profissionais da categoria, procurando defender seus interesses e abrir perspectivas para semi-profissionais e incentivar os amadores a abraçar esta arte. Com poucos recursos e muito boa vontade de alguns, a associação tem procurado cumprir esta orientação. Mas existe um outro aspecto muito importante que tem ocupado um espaço de destaque entre as atividades da AQC-ESP: o resgate e a referência aos grandes artistas do quadrinho nacional, que são homenageados anualmente através do troféu ÂNGELO AGOSTINI.




ÂNGELO AGOSTINI


Ângelo Agostini foi quem realizou a primeira história em quadrinhos, em seqüência e com um personagem fixo, no Brasil, que começou a ser publicada em 30 de janeiro de 1869. O nome dessa HQ era "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte", que duraria nove capítulos pelo traço de Agostini. Em 1984, através do cartunista e historiador Álvarus e do quadrinhista Ofeliano de Almeida, levantou-se a data em que a primeira HQ nacional foi publicada e a AQC-ESP resolveu instituir um prêmio e um dia especial do ano, para marcar o trabalho de dezenas de artistas, que desenharam nossa história em quadrinhos. Assim surgiu O DIA DO QUADRINHO NACIONAL. Existem interpretações e registros anteriores ao 30 de janeiro de 1869 (até HQ's do próprio Agostini, veiculadas no pasquim "Diabo Coxo", em 1865), mas o personagem Nhô Quim é muito significativo para a arte desenhada no Brasil, assim como Ângelo Agostini. Além de seu papel destacado como republicano, anti-clerical e abolicionista, Agostini delimitou fronteiras, criou estilo, influenciou e tornou a caricatura, a sátira política e os quadrinhos parte de nossa nascente imprensa. Agostini, foi, inclusive, um dos fundadores da mais importante revista infantil brasileira: a popular "O Tico Tico".




O DIA DO QUADRINHO NACIONAL




O espírito do Dia do Quadrinho Nacional foi, inicialmente, o de consagrar como Mestres, os profissionais que dedicaram, pelo menos, vinte e cinco anos de seu trabalho aos quadrinhos nacionais. Depois, o sentido da homenagem foi ampliado para os melhores trabalhos do ano anterior e atualmente existe uma referência à produção alternativa, feita através dos fanzines. Mas a proposta inicial foi mantida, ou seja, a categoria; profissionais, amadores, estudiosos e aficionados do assunto escolhem, através de votação, quem receberá o troféu Ângelo Agostini. Por volta do mês de novembro de cada ano, são distribuídas as cédulas de votação. Feita a apuração, os vitoriosos são homenageados, com direito a uma exposição, troféu e muita badalação. Um momento emocionante para a maioria - constatação de que sua arte é apreciada por outros, além de ser uma festa para todos os quadrinhistas.


TODOS OS PREMIADOS


1984: Eugênio Colonnese, Jayme Cortez, Messias de Melo e Rodolfo Zalla (mestres). O editor Itagyba de Oliveira da revista Inter Quadrinhos.
1985: Gedeone Malagola, Julio Shimamoto e Nico Rosso (mestres), Watson Portela (desenhista), Julio Emilio Braz (roteirista), Chiclete com Banana / Circo e Medo / Press (lançamentos).
1986: Flavio Colin, Sergio Lima e Henfil (mestres), Mozart Couto (desenhista), Gilberto Camargo (roteirista), Bundha / Press (lançamento), Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (especial) e, pelos 50 anos dedicados aos quadrinhos, um troféu especial para Jayme Cortez.
1987: Cláudio Seto, João Batista Queiroz e Luiz Sá (mestres), Spacca (desenhista), Fernando Gonsales (roteirista), Radar / Press (lançamento). Neste ano, foi intituído o troféu Jayme Cortez para os incentivadores da HQ nacional, entregue ao Marcatti.
1988: Rubens Francisco Lucchetti, Jaguar e Álvaro de Moya (mestres) ,Laerte Coutinho (desenhista), Luiz Aguiar (roteirista), Seleções do Quadrix, Garra Cinzenta / Waz (lançamento), Jal e Gualberto (Jayme Cortez).
1989: Miguel Penteado, Walmir Amaral e Ziraldo (mestres), Gustavo Machado (desenhista), Novaes (roteirista), Menino Maluquinho / Abril (lançamento), Franco de Rosa (Jayme Cortez).
1990: Aylton Thomas, Reinaldo de Oliveira e Primaggio (mestres), Hector Gomez (desenhista), Laerte Coutinho (roteirista), Piratas do Tietê / Circo (lançamento), Franco de Rosa (Jayme Cortez).
1991: Izomar Camargo, Ismael dos Santos e André Le Blanc (mestres), Gustavo Machado e Lourenço Mutarelli (desenhistas), Laerte Coutinho (roteirista), Graphic Trapa / Abril (lançamento) e Worney A. Souza (Jayme Cortez),
1992: Maurício de Sousa, Waldir Igayara e Carlos Zéfiro (mestres), Marcelo Campos (desenhista), Laerte Coutinho (roteirista), Pau-Brasil / Vidente (lançamento), Panacéa (fanzine) e Gibiteca Henfil (Jayme Cortez).,
1993: Ely Barbosa, Lyrio Aragão e Getúlio Delphin (mestres), Marcelo Campos (desenhista e roteirista), SemiDeuses / Saga (lançamento), Panacéa (fanzine) e Edgar Guimarães (Jayme Cortez).
1994: Ivan Saindenberg, Paulo Fukue e Roberto Fukue (mestres), Fernando Gonsales (desenhista), Arthur Garcia (roteirista), Mulher Diaba no Rastro de Lampião / Nova Sampa (lançamento), Marvel News (fanzine) e Edgar Guimarães (Jayme Cortez).
1995: Helena Fonseca, Paulo Hamasaki e Antonio Duarte (mestres), Arthur Garcia (desenhista), Lúcia Nóbrega (roteirista), Coleção Assombração / Ediouro (lançamento), Informativo de Quadrinhos Independentes (fanzine) e Edgar Guimarães (Jayme Cortez).
1996: Fernando Ikoma, Maria Aparecida Godoy e Oscar Kern (mestres), Sebastião Seabra (desenhista), Laerte Coutinho (roteirista), Gibizão da Turma da Mônica / Editora Globo (lançamento), Informativo de Quadrinhos Independentes (fanzine) e Edgard Guimarães (Jayme Cortez).
1997: Carlos Thiré, Manoel Victor Filho e Zezo (mestres), Marcelo Campos (desenhista), Marcelo Cassaro (roteirista), Metal Pesado / Metal Pesado Editora (lançamento), "Informativo de Quadrinhos Independentes" (fanzine) e Metal Pesado Editora (Jayme Cortez).
1998: Deodato Borges, Luiz Antonio Sampaio e Péricles (mestres), Laerte Coutinho (desenhista), Marcelo Cassaro (roteirista), Cybercomix / Editora Bookmakers (lançamento), Mocinhos e Bandidos (fanzine) e Editora Bookmakers (Jayme Cortez).
1999: Adolfo Aizen, Moacy Cirne e Renato Silva (mestres), Marcelo Campos (desenhista), Gian Danton (roteirista), Dobro de Cinco / Devir Editora (lançamento), Quadrinhos Independentes (fanzine) e Edgar Guimarães (Jayme Cortez).
2000: Edson Rontani, Ivan Watsh Rodrigues e Renato Canini (mestres), Flávio Colin (desenhista), André Diniz (roteirista), Fawcett/Editora Nonarte (lançamento), Quadrinhos Independentes (fanzine) e Edgar Guimarães (Jayme Cortez).
2001: Antonio Cedraz, Claudio de Sousa, Edmundo Rodrigues, Ignácio Justo, Ionaldo Cavalcanti, José Delbó, Luis Sátiro, Luiz Saindenberg, Luscar, Nani, Osvaldo Talo, Rubens Cordeiro e Zaé Júnior (mestres), Flávio Colin (desenhista), Wellington Srbek (roteirista), Fábrica dos Quadrinhos/Devir (lançamento), Quadrinhos Independentes (fanzine) e Editora Opera Graphica (Jayme Cortez).
2002: Otacilio D’Assunção, Laerte Coutinho, Moacir Rodrigues, Antônio Eusébio e Tony Fernandes (mestres), julio Shimamoto (desenhista), Wellington Srbek (roteirista), Madame Satã/Opera Graphica (lançamento), Quadrinhos Independentes (fanzine), Editora Opera Graphica (Jayme Cortez), Cláudio, Spacca, Márcio Baraldi, Lupin e Bira (cartunista), Alexandre Silva, Lilian Mitsunaga, André Vazzios, André Hernandez, Alexandre Jubran (arte-técnica), Franco de Rosa, Carlos Mann, Roberto Guedes, André Diniz e Edgar Guimarães (editores), Erica Awano, Emir Ribeiro, Marcelo Borba, Sílvio Spotti e Omar Viñole (arte-final), Impacto, Quanta, Esa, Graphis e Abra (escolas), D-Arte, Ebal, Vecchi, Grafipar e GEP (editoras clássicas), Escala, Via Lettera, Devir, O Pasquim e Virgo (editoras atuais), Comix Boop Shop, Revistas & Cia, Point HQ, Banca Flávio e Itiban (lojas), Cida Cândido, Gonçalo Jr., Gualberto Costa, Sidney Gusmann e Giovanni Voltolini (amigos da HQ nacional) e Gibiteca de Curitiba, Gibiteca Henfil, Salão de Humor de Piracicaba e Núcleo de HQ da Fau-usp (entidade).
2003: Angeli, Angelo Agostini, Carlos Estevão, Chico Caruso e Rivaldo (mestres), Mozart Couto (desenhista), Marcelo Cassaro (roteirista), Roko-Loko (Opera Graphica Editora) (lançamento), Quadrinhos Independentes (Edgar Guimarães) (fanzine), Franco de Rosa e Roberto Guedes (editores), Alexandre Jubran e André Vazzios (artistas de arte-técnica), Mozart Couto e Renato Guedes (arte-finalistas), Bira e Márcio Baraldi (cartunistas), André Diniz, Sidney Gusman e Opera Graphica Editora (troféu Jayme Cortez).
2004: Luiz Gê, Minami Keizi e Paulo Caruso (mestres), Wanderley Felipe (desenhista), Fábio Moon e Gabriel Bá (roteirista), Roko-Loko e Adrina-Lina Atacam Novamente (Opera Graphica Editora) (lançamento), Quadrinhos Independentes (Edgar Guimarães) (fanzine), Márcio Baraldi (cartunista), Roberto Guedes (troféu Jayme Cortez) e Diogo Saito (prêmio especial Hermes Tadeu-colorista). 
2005: Jorge Barkinwel, Lor e Sônia Luyten (mestres), Fábio Moon e Gabriel Bá (desenhistas), Marcatti (roteirista), Tatoozinho (Opera Graphica) (lançamento), Quadrinhos Independentes (Edgar Guimarães) (fanzine), Ubiratã Dantas (cartunista) e Site Bigorna (troféu Jayme Cortez).
2006: Henrique Fleiuss, Cândido de Farias, Renato de Castro, J. Carlos, Max Yantok, Augusto Rocha, Alfredo Storni, Oswaldo Storni, Vasco Lima, Léo, Theo, Paulo Afonso, Gil Vaz, Loureiro, Herman Lima, Fortuna, Belmonte, Nino Borges, Francisco Armond, Jerônimo Monteiro, Judas Isgorogotas, Sammarco, Gil Brandão, Monteiro Filho, Joselito, Francisco Iwerten, Helio Porto, José Geraldo, Juarez Odilon, Orlando Pizzi, Milton Júlio, Scudellari, Pedro Segui, Luiz Carlos Salgueiro, Otávio Novaes, Manoel Ferreira, Bortolassi, José Sidekerkis, Salvador Bentivegna, João Montini, Nelson Cunha, Carlos Magno, Luiz Rosso, Militello, Fabiano e Giorgio Capelli (mestres in memorian), Gutemberg Monteiro, Luiz Teixeira da Silva (Tule) (mestres), Fábio Moon e Gabriel Ba (desenhistas), Anita Costa Prado (roteirista), Márcio Baraldi (cartunista), Katita, Tiras Sem Preconceito (Editora Marca de Fantasia) (lançamento), Justiça Eterna (Sérgio Chaves) (fanzine) e Edgard Guimarães (troféu Jayme Cortez).
2007: José Evaldo de Oliveira e Fernando Bonini (mestres in memorian), Aníbal Barros Cassal, Antônio Luiz Cagnin, Diamantino da Silva, Fernando Dias da Silva, Ofeliano de Almeida e Salatiel de Holanda (mestres), Laudo Ferreira Júnior (desenhista), Anita Costa Prado (roteirista), Márcio Baraldi (cartunista), Menino Caranguejo (Splinter Comics) (lançamento), Justiça Eterna (Sergio Chaves) (fanzine) e Eloyr Pacheco (troféu Jayme Cortez).
2008: Emir Ribeiro, Deodato Filho, Mozart Couto, Sebastião Seabra, Sergio Morettini e Watson Portela (mestres), Laudo Ferreira Júnior (desenhista), Daniel Esteves (roteirista), Márcio Baraldi (cartunista), Menina Infinito (Editora Desiderata) (lançamento), Quadrinhos Independentes (Edgar Guimarães) (fanzine) e Coletivo Quarto Mundo (troféu Jayme Cortez).
2009: Franco de Rosa, Henrique Magalhães e Rodval Mathias (mestres), Adauto Silva (desenhista), Laudo Ferreira Júnior (roteirista), Sivanildo Sill (cartunista), Roko-Loko - Hey Ho, Let´s Go! (Editora Rock Brigade) (lançamento), Quadrinhos Independentes (Edgard Guimarães) (fanzine) e José Salles (Editora Júpiter II) (troféu Jayme Cortez).

25/11/2010

Reunião da AQC dia 27/11

Reunião da AQC-ESP para o dia 27 de Novembro, a partir da 14h na Biblioteca Monteiro Lobato, na Rua General Jardim, 580, próximo ao metrô República. a pauta será a organização do 27º Angelo Agostini e a revista "Picles" #01.

A participação é franqueada a todos os interessados. 

Por favor colegas divulgar reunião em seus blogs, sites, twitter, etc se possível.

Um abraço,


Worney Almeida de Souza 
produtoraculturalwaz@yahoo.com.br

09/11/2010

WORNEY ALMEIDA DE SOUZA POR BIRA DANTAS

Conhecido como “WAZ”, criador e editor do Fanzine Quadrix (um dos mais importantes veículos de comunicação entre desenhistas e seus fãs), Worney fez história no Mundo dos Quadrinhos, mantendo uma importante lista de contatos de fãs de Quadrinhos no Brasil inteiro. Funcionário da Prefeitura de São Paulo,é um jornalista formado no dia-a-dia das editoras, amigo de centenas de profissionais da área (como Primaggio Mantovi, Rodval Matias, Paulo e Chico Caruso, Jayme Cortez, Diamantino da Silva, Rodolfo Zalla, Eugenio Colonnese, Mauricio de Souza, Eduardo Vetillo, Ziraldo, Watson Portela, Franco de Rosa, Mozart Couto, Marcio Baraldi, entre muitos outros) e respeitado por seu conhecimento (muitas vezes “in loco”) de quadrinhistas já esquecidos ou até falecidos (como Bonini, Sérgio Lima, João Baptista Queiroz...).
Colaborou em várias editoras como Opera Graphica e Escala Educacional, por ser um pesquisador dedicado, cuja coleção impecável de revistas faria inveja a qualquer um.
Worney, Franco de Rosa, Ofeliano entre outros, batalharam para que o Dia do Quadrinho Brasileiro fosse o dia em que Angelo Agostini publicou a primeira página de “As Aventuras de Nhô Quim” (30 de Janeiro de 1869).
A AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo) foi criada em 1984, para reunir os profissionais da categoria, procurando defender seus interesses e abrir perspectivas para semi profissionais e incentivar os amadores a abraçar esta arte. Com poucos recursos e muito boa vontade de alguns, a associação tem procurado cumprir esta orientação. Mas existe um outro aspecto muito importante que tem ocupado um espaço de destaque entre as atividades da AQC-ESP: o resgate e a referência aos grandes artistas do quadrinho nacional, que são homenageados anualmente através do Troféu Angelo Agostini.
Lei a história toda aqui:
http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1134708984
Fomos companheiros de chapa e diretoria da AQC no começo dos anos 80. Faziam parte também: Gualberto, Spacca, Marcatti, Floreal, Guida, Calazans, Mikio, Guida, entre muitos outros.
Um de seus méritos foi o de fazer com que a AQC se tornasse uma associação mais representativa e democrática.
Mesmo quando a AQC se esvaziou, nos anos 90, Worney manteve a entrega do Troféu Angelo Agostini, tornando-se seu principal organizador e divulgador. A entrega do Troféu terá sua 27a. Edição em 2011 e nunca falhou.
Depois de uma votação nas Livrarias especializadas em Quadrinhos e pela internet, os eleitores escolhem os melhores quadrinhistas brasileiros da atualidade e do passado.
O site Bigorna disponibiliza textos de Worney aqui:
http://www.bigorna.net/index.php?secao=biografias&id=1120185065
Sua última novidade é o Blog da AQC:
http://aqcsp.blogspot.com
Worney além de um grande amigo é um desses idealistas que segue e persegue seu ideal sempre.
Bravo, Worney. Bravíssimo!

22/10/2010

Reunião AQC

Próxima reunião: Será no dia 23 de outubro, a partir das 14h, na Biblioteca Monteiro Lobato, Rua General Jardim, 580, próximo ao metrô República. A pauta será a finalização do projeto do Ângelo Agostini para o SENAC; a escolha do tema para a “Picles” nº 01 e a feitura das novas páginas do blog.

14/10/2010

Como foi a reunião da AQC-ESP (02/10/2010)

Presentes: Edson Pelicer, William Martins, Bira Dantas, Fernando dos Santos e Worney Almeida.

Preparativos para o 27º Ângelo Agostini: Foi discutida a nova edição do Prêmio. Foram propostos novos critérios para a escolha dos premiados. Manteve-se a votação popular de escolha e acrescentou-se a seleção dos quatro mais votados em cada categoria. O escolhido sairá da análise dos participantes da apuração. Também no próximo ano serão premiados cinco Mestres do Quadrinho Nacional. Também foi proposta uma nova categoria: Melhor Lançamento Independente, indicado para lançamentos do próprios autores ou de pequenas editoras, mantendo-se a categoria Melhor Lançamento para edições de editoras maiores. Outra novidade será a etiqueta dos troféus que será melhor desenhada. Será proposto para participar da festa a exposição “Ângelo Agostini Invade....” comemorando os 100 anos de falecimento de Agostini. A exposição já foi apresentada em Campinas e conta com a colaboração de dezenas de artistas. A elaboração da proposta para o SENAC deve ser finalizada na próxima reunião.

Blog da AQC: Foi avaliado os bons resultados do lançamento e da boa divulgação do blog da associação. Tanto pelo desenho, como pelos textos, o blog tem sido acessado por muita gente. Está sendo um pólo de aglutinação dos quadrinhistas. Para ampliar a participação serão criadas duas novas páginas no blog: “O Humor da AQC” em que os interessados poderão publicar seus trabalhos (quadrinhos, cartuns, caricaturas, charges ou cartuns). Outra página será “Causos da AQC” em que os associados poderão publicar histórias ou memórias relacionadas ao mundo dos quadrinhos nacionais e seus autores. 

Picles 01: Através do bom resultado do lançamento da “Picles” nº 0 (versão eletrônica) iniciou-se a formulação da revista “Picles” nº 01. A proposta é que seja uma revista impressa para ser lançada em bancas de jornais. Optou-se por uma revista em formatinho (próximo ao 16 x 21 cm), colorida, com 32 páginas de miolo. Será apenas um tema proposto para os participantes. Os limites serão os seguintes: quadrinhos-02 páginas por autor, tiras-08 tiras, charges e cartuns-04, caricatura-uma por autor, em pé. O tema será definido na próxima reunião. Os trabalhos deverão ser enviados por internet.

Próxima reunião: Será no dia 23 de outubro, a partir das 14h, na Biblioteca Monteiro Lobato, Rua General Jardim, 580, próximo ao metrô República. A pauta será a finalização do projeto do Ângelo Agostini para o SENAC; a escolha do tema para a “Picles” nº 01 e a feitura das novas páginas do blog. 

Todos estão convidados a participar e a colaborar com as atividades da AQC-ESP.

21/09/2010

Reunião da AQC

Reunião da AQC-ESP para o dia 02 de outubro, a partir da 14h na Biblioteca Monteiro Lobato, na Rua General Jardim, 580, próximo ao metrô República. a pauta será a organização do 27º Angelo Agostini e a coleta de ideias para a revista "Picles" #01. A participação é franqueada a todos os interessados. 

Por favor colegas divulgar reunião em seus blogs, sites, twitter, etc se possível.

Um abraço,


Worney Almeida de Souza 
produtoraculturalwaz@yahoo.com.br