CITAÇÕES



        Para ler os textos abaixo, clique, com o botão esquerdo do mouse, em cima da imagem.


Publicado no blog da AQC-ESP
(palestra não aconteceu por falta de energia no prédio da Biblioteca São Paulo) 


25/08/2014


Exposição Katita Sem Palavras


Para comemorar o aniversário de 19 anos da personagem de quadrinhos Katita e celebrar o mês da Visibilidade Lésbica, o Casarão Brasil convida para o coquetel de lançamento da Exposição Katita Sem Palavras – “A linguagem Universal da Imagem”.


A mostra traz 19 imagens que abordam temas relevantes à diversidade sexual. Baseada em fatos reais, as tiras contam o cotidiano de uma lésbica com muito humor e irreverência ao tema diversidade.


O público poderá visitar a exposição de 29 de agosto a 29 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h e sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h, na Biblioteca de São Paulo.

No dia 30 de agosto, às 15 horas, será realizada uma roda de conversa sobre o papel da mulher nos quadrinhos e na sociedade.


O debate acontecerá na Sala+ 18, inspirada na Biblioteca de Santiago (Chile), a Sala +18, da Biblioteca de São Paulo, é uma inovação em ambientes de bibliotecas. A proposta é disponibilizar aos sócios e visitantes uma seleção de obras sobre literatura erótica, gênero e sexualidades, e quadrinhos para adultos. Dispor desse acervo em uma única sala é criar um espaço inovador, com proposta diferente de oferta de leitura. A sala é temática e a questão da idade não é restritiva, mas indicativa. Além do acervo, a área também é um lugar para bate-papos e exposições.


A mostra tem apoio da Biblioteca de São Paulo, Secretaria Municipal de Direitos Humanos – Coordenação de Políticas para LGBT, Secretaria Municipal de Saúde – Programa Municipal de DST/AIDS, Surya Brasil – Solidária, Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região – CUT e Sindicato dos Comerciários de São Paulo.


Sobre o Casarão Brasil

O Casarão Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que utiliza seu espaço como forma de inclusão social e tem como principal objetivo atuar em prol da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.


Programação:


Coquetel

Dia 29 de agosto

Horário: 19h às 20h30.

Local: Biblioteca de São Paulo - Av. Cruzeiro do Sul, nº 2.630 – Saída do Metrô Carandiru SP.



Roda de Conversa
Dia 30 de agosto

Horário: 15 horas

Local: Sala+18 – Biblioteca de São Paulo - Av. Cruzeiro do Sul, nº 2.630 – Saída do Metrô Carandiru SP

Visita Exposição

De 29 de agosto a 29 de setembro.

Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 21h e sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.

Local: Biblioteca de São Paulo - Av. Cruzeiro do Sul, nº 2.630 – Saída do Metrô Carandiru SP. - Entrada gratuita


Convidados: 

Anita Costa Prado – Paulistana formada no setor contábil. Faz roteiros de quadrinhos sobre diversidade sexual. Coordenou publicações literárias e concursos de poesia. Como roteirista de quadrinhos venceu o Prêmio Angelo Agostini em 2006 e 2007. O álbum “Katita - Tiras Sem Preconceito”, desenhado por Ronaldo Mendes e publicado pela Editora Marca de Fantasia, ganhou o mesmo Prêmio na categoria de melhor lançamento de 2006.


Fernanda Ocanto – Nasceu em Caracas, Venezuela, em 1980. Radicada no Brasil desde 1996, vive em São Paulo desde 2011. Bacharel em Artes Plásticas na Escola Guignard/UEMG, onde se especializou em Pintura e Escultura. Atua desde 2004 como artista, arte educadora, cenógrafa e restauradora. Participou de diversas exposições, a mais recente na Casa das Rosas, em 2012. Ilustrou o livro “Alfabeto De Um Poeta” da editora Arte Desemboque em 2011.


Worney Almeida de Souza – Jornalista, pesquisador, produtor, editor, educador em saúde, arte educador, produtor de eventos e exposições e colecionador de quadrinhos. Atualmente publica revistas e livros para as editoras: Minuano, Criativo, Nova Sampa, Discovery e Geek. Jornalista responsável da revista “Combat Sport”. Editor e produtor das Edições WAZ e da AQC-ESP: “Michelle, a Vampira”, “Piadas do Fim do Mundo”, “Picles”, “AQC 100 Vezes”, “O Sótão” e “Só Mulherada”.



Mediador:
Cássio Rodrigo – Jornalista, formado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), trabalha na Prefeitura de São Paulo há 20 anos. Militante desde 1995, pela causa dos LGBT, esteve no CAHEUSP – Centro Acadêmico de Estudos Homoeróticos da Universidade de São Paulo. Participou, pela entidade, da organização do EBGLT – 1997 (Encontro Brasileiro de Gays, Lésbicas e Transgêneros), quando São Paulo foi sede do evento. Atualmente desenvolve trabalhos com a temática de Cultura, Gêneros e Etnias.

Publicação: QI 126 (março e abril de 2014)
Citação na matéria "O Careca" de Edgard Guimarães





         
ENTREVISTA PARA A PÁGINA ZINESTORIA DE JOSÉ ZINERMAN NOGUEIRA EM 12/2013

Link para a entrevista: https://www.facebook.com/pages/Zinestoria/208317479343557?fref=ts



       

16/09/2013


ARQUIVOS INCRÍVEIS DO JOÃO ANTONIO: QUADRIX #01

Quadrix-Seleções número 01, novembro de 1987,abordando Metal Hurlant/Heavy Metal.

"Nos anos 1980 as revistas importadas eram caras e difíceis de achar, especialmente para quem morasse no interior, não esqueçam que internet era coisa de ficção científica. A maneira que tínhamos para saber do que acontecia pelo mundo era pelos fanzines. Um dos melhores era o Quadrix, que era na verdade quase profissional, tinha um belo acabamento, e se fosse impresso em off-set poderia ser vendido em bancas tranquilamente. Por trás dele havia a figura deWorney Souza e Franco de Rosa, ambos conhecedores do assunto. Franco era e ainda é desenhista, jornalista e editor. Esta edição especial de Quadrix, denominada de Seleções, nos apresentou a grande revolução feita por Moebius e seus amigos na revista Metal Hurlant, na França. Projeto que também imigrou para os EUA com o nome de Heavy Metal. Mostro algumas páginas deste fanzine/álbum, que tem em seu miolo um texto de apresentação de quatro páginas, não assinado, mas que provavelmente é de Franco, que foi também crítico de quadrinhos na Folha da Tarde." 
blog da AQC-ESP
Para ler os textos abaixo, clique, com o botão esquerdo do mouse, em cima da imagem.






Citação no texto "Fanzines de Histórias em Quadrinhos: Conceitos e Contribuições à Educação" de Henrique Magalhães para o livro "Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas" da Editora Criativo, setembro de 2013


Citação (na coluna da esquerda) sobre o trabalho de edição do fanzine “Quadrix” e o trabalho de impressão na década de 1990.  No depoimento de Gonçalo Silva Júnior para a coluna “Memória do Fanzine Brasileiro” publicado no “QI” 121 (05/13) Citação no texto "Fanzines de Histórias em Quadrinhos: Conceitos e Contribuições à Educação" de Henrique Magalhães para o livro "Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas" da Editora Criativo, setembro de 2013 


Citação no texto “Fanzines de Histórias em Quadrinhos: Conceitos e Contribuições À Educação” de Henrique Magalhães para o livro “Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas” da Editora Criativo, setembro de 2013



Frase de João Gordo vocalista da banda punk "Ratos de Porão", publicada no jornal "Diário de São Paulo", em 20/07/2013, sobre o fanzine "Lixo Cultural", de 1983, editado por Worney Almeida de Souza.

Contagem regressiva para o 3º Ugra Zine Fest!

02/04/2013
Contagem Regressiva 3º UZF
.
Amigos e amigas, perdoem nossa ausência neste blog durante as últimas semanas. Estamos ralando com os preparativos para o 3º Ugra Zine Fest, que acontece nos dias 6 e 7 de abril – ou seja, neste próximo final de semana. Glup!
Não é porque o filho é nosso, mas a criança está crescendo forte e bonita. Duvida? Dá uma olhada na programação:.
DIA 6 DE ABRIL, SÁBADO
10h:
 Oficina de colagem, com Kauê Garcia.
12h:
 Palestra “Construindo uma Fanzinoteca”, com Fernanda Meireles.
14h: Pré-estréia do 3º capítulo da trilogia “Fanzineiros do Século Passado”, de Márcio Sno.
15h30: Palestra “Retrospectiva do editor Edgard Guimarães”, com Edgard Guimarães.
16h45: Debate “Fanzines, Sexualidade e Questões de Gênero”.
Mediação: Fernanda Meireles. Com Anita Prado, Julie e Henrique Magalhães.
.
DIA 7 DE ABRIL, DOMINGO
10h:
 Oficina de Quadrinhos Experimentais, com Law Tissot.
12h: Palestra “O Fanzine na Escola”, com Ana Basaglia.
14h: Exibição do documentário “DocZine”, de José Lopes.
15h30: Palestra “Prego no Brasil e no mundo”, com Alex Vieira.
16h30: Debate “Estratégias de Viabilização para os Quadrinhos Independentes”
Mediação: Worney. Com Daniel Esteves, Alex Vieira e Gual.
18h: Show com as bandas Tuna e Morto Pela Escola.
.
DURANTE OS DOIS DIAS:Exposição “Panorama Iberoamericano de Publicações Independentes”
Exposição “Futuro Primitivo” do coletivo português Chili Com Carne
Feira de venda e troca de zines e publicações independentes
.
Para mais detalhes sobre o evento, entrevistas com os participantes e a lista completa dos expositores que estarão na feira, visite o blog http://3uzf.wordpress.com/
.
Então é isso. Nos vemos no UZF!                                   




                                            Prêmio Especial da AQC-ESP

        No 29° Angelo Agostini, em 02/02/2013, Worney recebeu uma homenagem especial com o troféu "O Tio!" pelo trabalho frente à organização do evento durante 28 anos e o trabalho na AQC-ESP (Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo).
        Além do troféu recebeu também o original da caricatura que está impressa no troféu e mais uma caricatura, ambas criadas por Bira Dantas.




fotos do evento (de Pedro Cruz de Souza):










                                        Entrevista com Worney Almeida de Souza



               Entrevista com Worney Almeida de Souza, em 03 de janeiro de 2013, falando sobre sua coleção de revistas em quadrinhos.
               Entrevista e edição produzidas por Pedro Cruz de Souza.

               Link para a entrevista:

               http://www.youtube.com/watch?v=hx5n5VPzoWg&feature=youtu.be



                                          Pizza com a AQC


           . No dia 07 de dezembro de 2012 foi realizado o "Pizza com a AQC" que homenageou o professor Antonio Cagnin e Worney Almeida de Souza com o troféu HQ MIX (Melhor Livro Teórico de 2006 ("Tico-Tico 100 Anos" - Opera Graphica, idealização e textos). Estiveram presentes: Franco de Rosa, Marcatti, Giovanni, Kendi Sakamoto e esposa, além de familiares do Cagnin


fotos do evento:


Da esquerda para a direita: Giovanni, Professor Antonio Cagnin, Franco de Rosa e Worney.



Da esquerda para a direita: Franco de Rosa, Marcatti, Cagnin, Kendi e Worney.


                                        Entrevista com Worney Almeida de Souza


            Entrevista com Worney Almeida de Souza, em 03 de janeiro de 2013, falando sobre sua coleção de revistas em quadrinhos.
            Entrevista e edição produzidas por Pedro Cruz de Souza.


            Link para a entrevista:   


  http://www.youtube.com/watch?v=hx5n5VPzoWg&feature=youtu.be




Publicação: Jornal Graphiq 67
Período: Agosto de 2012



Publicação: livro "A Morte do Grilo" (Editora Peixe Grande)
Citação no texto de Gonçalo Júnior
Período: 2012

Revista independente satiriza Dilma Roussef em sua primeira edição

Da Redação
Picles-i-capaDepois de várias tentativas, chega às bancas o número 1 da revista "Picles - Humor Ardido", produzida pela Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP). A revista temática reúne trabalhos de 24 autores, que se dedicaram às façanhas e embaraços da política tendo como tema da edição a presidente Dilma Roussef.
Produzida de maneira independente, a revista é editada e bancada pelos próprios autores, carentes de espaço no mercado. O que deveria ser a edição número 1 da "Picles" acabou publicada apenas virtualmente - está disponível no site da AQC.
Confira abaixo uma entrevista com o produtor da Picles, Worney Almeida de Souza, o Waz.
A falta de espaços para publicação ainda é a principal dificuldade dos autores brasileiros? 
Sim, principalmente nas grandes editoras, mas nos últimos dez anos abriram muitas lojas e bancas de jornal que se especializaram em quadrinhos e assim é possível distribuir as publicações nacionais nesses pontos em todo o Brasil. Os autores tem optado pela auto-edição. Com preços mais convidativos e locais para venda, os autores produzem, editam e bancam a impressão de tiragens limitadas (entre 300 e 1000 exemplares) para apresentar seu material. O sistema tem dado certo e divulgado dezenas de roteiristas e desenhistas de grande qualidade em todo o Brasil.
Poder publicar na internet, em sites ou blogs pessoais, ajuda a divulgar o trabalho, a exibi-lo. Mas os artistas conseguem vender também?
Realmente a internet tem ajudado os autores a ficarem conhecidos e apresentarem sua arte para possíveis interessados, mas a ferramenta é mais utilizada para vender suas publicações, remetidas pelo correio. Objetivamente muito poucos autores vivem exclusivamente de quadrinhos. Muitos trabalham em outras atividades ou em profissões correlatas (design, diagramação, ilustração, redação e outras).
Quais as principias dificuldades dos profissionais?
Para os que já estão são profissionais ou semi profissionalizados as dificuldades principais são o reduzido mercado de trabalho nas grandes e médias editoras. Muitas vezes surgem oportunidades de produção de álbuns ou revistas esporádicas, mas o problema é a falta de periodicidade de trabalhos. Já para os amadores ou em inicio de carreira as dificuldades giram em torno de faltpicles-i2a de capital de giro para imprimir suas próprias revistas e a concorrência com os profissionais.  Os livros didáticos ou as adaptações para quadrinhos de livros clássicos ou literários tem sido uma forma de produção em expansão.
A edição 1 da "Picles" elegeu Dilma Roussef como tema dos trabalhos. Por quê?
Procuramos um tema que motivasse boas piadas e que fosse desafiador para os autores. E o resultado foi muito bom, tanto nos roteiros como nos desenhos. Essa edição é a primeira revista de humor satirizando a presidenta. Cumprimos a missão do bom humorista ou cartunista: usar sua arte para fazer humor com figuras de destaque. E Dilma tem sido uma boa inspiração.
A política continua um dos melhores pratos para cartunistas e quadrinistas. Haverá um destino melhor para alguns políticos do que virarem piada?
Normalmente as figuras políticas, especialmente dos partidos tradicionais, apresentam o inevitável "piada pronta". E o mais incrível é que eles se repetem e acham que a população não percebe a completa falta de seriedade que eles tratam a vida pública. Assim a sátira é uma arma popular de crítica e de conscientização. E os cartunistas, quadrinhistas e humoristas em geral têm um papel de porta voz da população.

Revista "Caros Amigos" Janeiro de 2012




























































Nenhum comentário:

Postar um comentário