MUNDO POP




Titulo: Técnica do Desenho
Conteúdo: Curso de desenhos
Ilustrações: Jayme Cortez
Editora: Editora Criativo
Páginas: 100 pgs.
Tamanho: 17 x 23,5 cm.
Tiragem: 1.000 exemplares
Período: janeiro de 2012
Atividade: Pesquisa, produção, edição e redação

A Técnica do Desenho de Jayme Cortez


            Há 25 anos falecia Jayme Cortez Martins. Português de Lisboa nasceu em oito de setembro de 1926 e começou a esboçar seus primeiros traços no semanário “O Mosquito” e teve como espelho e professor  Eduardo Teixeira Coelho. Veio para o Brasil, em março de 1947, tentar ganhar a vida com sua arte. A partir daí construiu uma das mais sólidas carreiras do quadrinho, da ilustração, da edição e da publicidade no Brasil. Aglutinador, Cortez foi o responsável por centenas de revistas em quadrinhos com autores nacionais, durante as décadas de 50 e 60, quando era editor e diretor de arte. Foi cartazista de cinema de mão cheia (criou a maioria dos cartazes dos filmes de Mazzaropi e de Zé do Caixão), ilustrador e capista de livros (ilustrou toda a obra de José Mauro de Vasconcelos) e criou as mais belas capas de revistas de terror para as editoras La Selva, Outubro e Continental.
            Durante sua produtiva vida profissional Jayme Cortez publicou três livros essenciais para todo aquele que quer se aprofundar no traço anatômico (“A Técnica do Desenho”, de 1965, “Mestres da Ilustração”, de 1970 e “Manual Prático do Ilustrador”, de 1973). Cortez tinha como diretiva o trabalho com modelos vivos (alguns eram amigos ou parentes) e um estilo clássico inconfundível, mas que também desenvolvia com rara habilidade o traço infantil e o caricatural. Cortez era um aglutinador e foi um dos fundadores da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) em defesa do mercado e do autor nacionais.
            Querido por várias gerações de artistas, sua obra foi pouco estudada e estava adormecida. Para preencher essa lacuna a editora Criativo lançou o álbum “A Técnica do Desenho” de Jayme Cortez. Uma reedição, ampliada, adaptada e rediagramada do primeiro livro do mestre. Dividido por temas (anatomia masculina, feminina, cabeças, natureza, animais, objetos, desenho infantil e técnicas diferenciadas), o álbum tem ainda uma extensa biografia do mestre (do editor Worney Almeida de Souza) e um texto analítico do traço do mestre (do artista Franco de Rosa).  
            Em edição limitada “A Técnica do Desenho” tem apoio cultural de ArtCamargo e da Comix Book Shop e é um ótimo retrato de um dos melhores e mais influentes autores da arte quadrinhizada e ilustrada no Brasil, o eterno e estimado Jayme Cortez.

                                                           Worney Almeida de Souza

Serviço: “A Técnica do Desenho” de Jayme Cortez (17 x 23,5, p&b, 100 pgs., lombada quadrada, R$ 29,90) Vendas; Comix Book Shop (www.comix.com.br) 




Titulo: Dragão Verde
Conteúdo: RPG
Ilustrações: Thais Linhares
Editora: Editora Escala Ltda.
Páginas: 18 pgs.
Tamanho: 20,5 x 27,5 cm.
Tiragem: 20.000 exemplares
Período: Abril de 2002
Observação: Encarte da revista “Comix Milênio” 12
Atividade: Edição, roteiro e redação 



Título: Encontra Palavras 05
Conteúdo: Passatempos e curiosidades
Ilustrações: Adão
Editora: Fausto Kataoka Editora
Páginas: 36 pgs.
Tamanho: 13,5 x 20,5 cm.
Tiragem: 10.000 exemplares
Período: Novembro de 2004
Atividade: Edição, produção e redação




Título: Encontra Palavras 06
Conteúdo: Passatempos e curiosidades
Ilustrações: Adão
Editora: Fausto Kataoka Editora
Páginas: 36 pgs.
Tamanho: 13,5 x 20,5 cm.
Tiragem: 10.000 exemplares
Período: Novembro de 2004
Atividade: Edição, produção e redação




Titulo: Stripolia
Conteúdo: Passatempos interativos
Ilustrações: Luigi Rocco e Roberto Domício
Editora: Nova Sampa Diretriz Editora Ltda.
Páginas: 24 pgs.
Tamanho: 20,5 x 27,5 cm.
Tiragem: 20.000 exemplares
Período: 1995
Atividade: Roteiro (partilhado) e redação